PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


INETESE - Instituto de Educação Técnica - Escola Profissional de Lagoa


Exposição de motivos
A saúde mental na adolescência é um tema que deve ter uma maior importância e ser abordado em todas as instituições de ensino.
Os jovens, ao longo da sua fase de crescimento, passam por momentos cruciais que promovem e desenvolvem a sua saúde mental.
Existem cada vez mais adolescentes com depressão e ansiedade, devido à exigência e pressão exercida na escola e em casa que afeta, por sua vez, a saúde mental aumentando assim, os distúrbios mentais bem como a incidência de suicídio.
Desta forma, a abordagem deste tema torna-se pertinente de modo a instituir estratégias de coping nas escolas, com vista à promoção da saúde mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Maior aposta na realização de ações de sensibilização – identificação de situações stressantes, estratégias de superação. As situações stressantes podem significar uma crise, mas não deixam de ser oportunidades de crescimento.
  2. Proposta para a redução da carga horária de acordo com as disciplinas que realmente sejam necessárias para o percurso académico/profissional do aluno. A redução da carga horária permitirá o estudo mais afunilado nas disciplinas em questão.
  3. Nada a apresentar.