PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores


Exposição de motivos
O perfil de saúde de Portugal de 2021, traçado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, mostra que os jovens, entre os 18 e os 29 anos, apresentam taxas de sofrimento psicológico “moderado a grave”, bem acima dos adultos.
Como é conhecimento de todos, os alunos vivenciaram uma nova realidade de ensino, muitos estiveram entregues às múltiplas dificuldades que envolveram as suas aprendizagens, falta de material informático, de ‘internet’, de apoio educativo e familiar, as nossas salas de aulas deram lugar a monólogos, a controlo e desconfiança por parte de alguns professores acerca da nossa presença, é frequente ouvirmos, “então não te lembras do que aprendeste ‘online’? Estamos cansados e nem sabemos o porquê!
Pela primeira vez compreendemos que a realidade virtual jamais ocupará o lugar do Ser Humano, somos seres eminentemente sociais.
Como é natural, ficamos com a nossa saúde mental afetada, voltar à normalidade foi e é mais difícil do que se possa pensar. Precisamos de uma ajuda eficaz, na hora, isto é, no momento que nos apetecer “gritar por ajuda”.
Passamos demasiadas horas na Escola, vive-se a síndrome de estar ocupados e que estamos a aprender. A escola deve repensar a carga horária e como escolhe as disciplinas que constam no período da manhã e da tarde. Porque não ter em conta as disciplinas de avaliação externa, em dias intercalares? Por que razão temos de passar quatro horas seguidas com o mesmo formador? Acrescentamos, queremos um dia na semana ou no mês sem aulas, estipulado no calendário escolar de cada escola. Por que não experimentarmos reduzir o tempo de trabalho como já acontece em algumas empresas privadas?
Com regularidade, os jovens deviam ser chamados para um despiste de saúde mental, da mesma forma solicitados para a toma das vacinas. Acreditamos que este procedimento irá contribuir para melhorar e intervir precocemente nos problemas da juventude. A saúde mental na adolescência deve fazer parte do Plano Nacional de Saúde.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma Linha de Apoio ao estudante
  2. Redução da carga horária
  3. Criação de um serviço de saúde mental no SNS para os adolescentes