PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Nordeste


Exposição de motivos
A adolescência é um período fulcral para o desenvolvimento dos jovens e manutenção de bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental. Neste sentido, é fundamental promover o bem-estar psicológico, estar atento à saúde mental dos adolescentes e protegê-los de experiências adversas e fatores de risco que podem afetar o seu potencial de crescimento, com repercussões não só na adolescência como na vida adulta.
Torna-se imprescindível, um estado de alerta máximo, por parte dos pais e professores, para que possam compreender os primeiros sinais e sintomas.


Medidas Propostas
  1. Aposta na sensibilização dos perigos para a saúde mental da ansiedade causada pela não interação aos posts nas redes sociais, criando campanhas de vídeos que passem mensagens a minimizar a importância dos “likes”, explicando as regras que aumentam e diminuem a visibilidade dos posts;
  2. Aposta na sensibilização dos perigos do culto da imagem através de um módulo a ser ministrado no âmbito da disciplina de Cidadania, convidando pessoas da vida real que possam partilhar experiências quer nos problemas, quer na forma como se manipulam as imagens e se enquadram os cenários para serem tiradas fotos “enganadoras” da realidade”.
  3. Criar e divulgar uma linha de apoio para quem necessite de explicações profissionais sobre esta temática.