PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Vitorino Nemésio


Exposição de motivos
O foco das medidas propostas pela Escola Secundária Vitorino Nemésio é holístico, sustentável, metódico, e traz soluções inovadoras para um problema que afeta todo o país. Apenas através de intervenções nos apoios financeiros, na educação e nos espaços quotidianos, abrangendo as várias dimensões da vida de cada cidadão, será possível iniciar uma fase de recuperação e metamorfose em todo o país a partir do poder de jovens saudáveis. Promover a saúde mental dos jovens portugueses é empoderar-nos para enfrentar todos os outros desafios pelos quais o país passa, e é capacitar-nos para levar Portugal a um novo nível.


Medidas Propostas
  1. Apoio financeiro a programas pró-saúde mental que satisfaçam no mínimo dois terços dos critérios de intervenção sustentável estabelecidos pela OMS.
  2. Reforço e inovação da educação sexual e para a identidade de género e sexual, com a articulação dos domínios teóricos e quotidianos através do debate, do diálogo e da partilha de experiências no interior das comunidades.
  3. Criação de espaços de silêncio livres de superestimulação em locais de maior afluência de pessoas, nomeadamente nos transportes públicos, nos locais de trabalho e nas escolas.