PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Jerónimo Emiliano de Andrade


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens apresenta-se cada vez mais como um desafio à nossa sociedade, na medida em que nós jovens somos os mais vulneráveis aos sofrimentos da ordem psíquica e emocional, segundo a OMS. Além de que, como jovens, estamos expostos a várias influências sociais, mediáticas e culturais que geram muita expetativa e insegurança em relação a nós próprios e àqueles que nos rodeiam, afetando o nosso bem-estar emocional e consequentemente o futuro da sociedade.
Na verdade, nos dias de hoje são vários os fatores que têm impacto na saúde mental dos jovens, como por exemplo: um desejo de maior autonomia, a sua identidade, sexualidade e relações interpessoais, a descriminação e exclusão social, entre muitos outros. Todos esses fatores têm tido grandes repercussões nos jovens de todo mundo e em particular nos portugueses, pois em Portugal as perturbações mentais entre crianças e adolescentes têm vindo a aumentar preocupantemente nos últimos anos, e agravaram-se durante a pandemia, tendo o país em 2019 1 em cada 7 jovens entre os 10 e os 19 anos com um problema de saúde mental diagnosticado. Após a pandemia, segundo a ordem dos psicólogos, o cenário piorou, a ansiedade nos jovens agravou-se, passando dos 11,6% para os 20,5%, bem como a depressão nas classes etárias mais jovens, que afetava 12,9% pré-pandemia e pós-pandemia atingiu os preocupantes 25,2%, cerca de 1 em cada 4 jovens.
Nas escolas, onde nós jovens passamos a maior parte do nosso tempo, é necessário trabalhar e sensibilizar para uma maior literacia emocional e desenvolvimento sócio emocional dos jovens. No entanto, as escolas portuguesas apresentam uma escassez de recursos humanos expressiva. Para além disso, fora da escola, os técnicos e profissionais do SNS são também insuficientes para as necessidades existentes.
Deste modo, acreditamos que este é um problema que merece a atenção de toda a sociedade e especialmente de nós jovens, dado que este afeta-nos diretamente e compromete o nosso futuro. É necessário agir já, visto que hoje em dia não se está a fazer o suficiente para prevenir e solucionar os problemas que ameaçam a saúde psicológica dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Realização, por parte das escolas, de Inquéritos semestrais relativos ao bem-estar mental dos alunos.
  2. Sensibilização da população para a promoção da saúde mental.
  3. Aumento nos orçamentos públicos destinados à saúde mental.