PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros


Exposição de motivos
A Saúde Mental tem vindo a ser uma das maiores “epidemias” do séc. XXI.
A depressão, a ansiedade e os burnouts, têm grande impacto no seu desenvolvimento intelectual, motor ou até nas simples tarefas diárias da pessoa que sofre com elas.
Afetando cada vez mais os jovens e adolescentes, os distúrbios mentais desvalorizados da sua importância e impacto, afetam o seu sucesso escolar e a capacidade de comunicação com os outros. Deste modo, defendemos que a melhor solução seria atuar naquela que é a segunda casa dos jovens, as escolas. Introduzir com maior incidência o assunto “Saúde Mental” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento abordando os
diversos subtemas que afetam o foro psicológico: xenofobia, violência no namoro, homofobia, exclusão social, entre outros.
Esta maior incidência do assunto, contrariaria o estigma criado pela sociedade sobre esta temática, permitindo também uma maior atenção para estas temáticas preocupantes para a juventude. Assim sendo, o que propomos é uma maior aposta nesta temática com a partilha de experiências pessoais de outras pessoas que já passaram pelos mesmos problemas. Com esta medida ainda temos como intuito a participação dos pais ou
responsáveis pelo aluno, com o objetivo de colocar fim a barreiras de comunicação entre pais e filhos.
Esta medida não será possível ser posta em prática se a falta de psicólogos nas escolas prevalecer. Assim, a o aumento do número de psicólogos nas escolas, bem como a sua carga horária de modo a haver sempre disponibilidade para atender os jovens é essencial para que haja um reforço dos cuidados de saúde mental nos estabelecimentos de ensino.
Aqui, ainda defendemos que haja pelo menos 2 psicólogos para cada ciclo especializados nos problemas mais fluentes naquela faixa etária para que atuação seja feita de forma eficiente. Isto seria possível com o aumento da verba para contratação de psicólogos no Orçamento de Estado, ou até mesmo do Plano Anual e Orçamental da Região Autónoma dos Açores.
Consciencializados que a pandemia causada pela COVID-19 veio a piorar a dependência das novas tecnologias e dificultado o desenvolvimento socio emocional e dificuldade em comunicar com os outros, defendemos a criação de um projeto piloto com início nas escolas onde os jovens são convidados a fazer um “TurnOff” às redes sociais e a conviver entre si em acampamentos, trilhos, desportos e entre outras atividades que façam conexão direta do homem com a natureza.


Medidas Propostas
  1. Workshops sobre a Saúde Mental e os seus Subtemas.
  2. Reforço dos cuidados de Saúde Mental nos estabelecimentos de ensino público.
  3. Criação do projeto piloto “Turn Off”.