PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Centro de Qualificação dos Açores


Exposição de motivos
Há inúmeros fatores e contornos a considerar quando falamos de saúde mental e como a falta dela pode afetar tão negativamente a nossa vida. Assim, os motivos que nos levaram a pensar nas medidas propostas pela nossa lista estão mais focados no ambiente escolar, que é onde passamos grande parte do nosso tempo. Assim, e como temos sentido a necessidade de expor algumas necessidades sentidas durante o primeiro período de aulas na nossa escola, tais como, por exemplo, a climatização das salas para maior conforto em dias mais frios ou mais quentes, cacifos individuais para podermos arrumar algum material escolar e um microondas adicional no bar da escola, onde habitualmente fazemos as nossas refeições, elaborámos a primeira medida.
No caso particular da nossa turma, não temos Educação Física no plano curricular e sentimos que as atividades propostas na segunda medida, sejam físicas ou de outro cariz, poderão ajudar no nosso bem estar físico/emocional e, consequentemente, no nosso rendimento escolar. Como passamos a maior parte do nosso tempo na escola, estas atividades servirão também para conhecermos melhor, não só os colegas de turma fora de aulas, como também a restante comunidade escolar. Além disso, podem ainda criar-se atividades/concursos/campeonatos inter-escolas, que promovem muito o conhecimento interpessoal e de realidades diferentes. Destas considerações nasceu a nossa segunda medida.
A última medida surgiu porque conhecemos vários casos de colegas que não partilham os seus problemas pessoais com ninguém, por um sem fim de razões (na maior parte das vezes vergonha), vivendo atormentados com os mesmos, situação que influencia o seu bem estar geral e sua saúde mental, o que, no limite, pode resultar em suicídio. Tendo um apoio como o que propomos na nossa medida, poderão evitar-se muitas situações similares.


Medidas Propostas
  1. Elaborar e aplicar questionários de levantamento de necessidades/opinião/sugestões dos alunos, no final de cada período letivo.
  2. Implementar uma tarde de atividades físicas, workshops de temas variados, jogos, mostra/partilha de talentos, quinzenalmente, direcionada a turmas que não tenham Educação Física no seu plano curricular, mas incluindo a restante comunidade escolar.
  3. Criar uma aplicação/chat anónimo, ao nível escolar, para os alunos poderem expor problemas pessoais ou escolares, que sintam que os afeta ao ponto de não conseguirem expor presencialmente.