PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EBS 2,3 /S Bento Rodrigues


Exposição de motivos
A nossa primeira proposta está ligada ao facto de certos jovens sofrerem de problemas de saúde mental, mas não se sentirem seguros ou não saberem a quem se dirigir. Assim, com estas sessões de sensibilização estaríamos a tentar ajudar esses jovens a entender onde e como está a ajuda que lhes é necessária.
A nossa segunda proposta (ações de formação a professores, funcionários, treinadores, etc.) tem como principal objetivo diminuir as situações em que os jovens, com problemas de saúde mental, procuram ajuda junto das pessoas referidas e estas não sabem como lidar com este tipo de problemas e, por essa razão, até podem fazer ou dizer coisas que agrava a situação desses jovens. Com ações de formação, os profissionais que lidam de perto com os jovens estariam mais preparados para os ajudar.
A nossa terceira proposta (rastreios e avaliações psicológicas promovidos pelas escolas) justifica-se pelo facto de muitos jovens não gostarem de partilhar os seus sentimentos e preferirem sofrer em silêncio. Com estes rastreios poder-se-ia detetar e orientar os jovens com problemas desta natureza.


Medidas Propostas
  1. Ações de sensibilização mais frequentes e abordadas de modo a que os jovens se sintam seguros naqueles ambientes e nas abordagens dos temas.
  2. Ações de formação dirigidas a professores, funcionários, treinadores, etc., para estes saibam como agir quando identificarem situações como ataques de pânico, ansiedade, depressão, bullying, comportamentos aditivos, entre outros.
  3. Rastreios e avaliações psicológicas, promovidos pela escola, de modo a orientar os jovens na decisão de procurar ajuda especializada.