PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu


Exposição de motivos
A saúde mental é um tema que é, ou devia ser, considerado fundamental para a estabilidade de cada um e, consequentemente, de uma comunidade. Quando nos referimos ao termo "saúde", o que nos surge no pensamento é imediatamente o bem-estar físico, no entanto, raramente pensamos a nível psicológico ou emocional. Porém, o bem-estar físico depende da saúde mental, e vice-versa, necessitando assim de uma atenção redobrada por parte do mundo que nos rodeia. Por estes motivos fundamentámos 3 medidas direcionadas, principalmente, à comunidade jovem, com o intuito de prevenir a degradação da saúde mental dos mesmos. Definimos medidas atuais e práticas, que pretendem zelar de uma forma indireta pelo bem-estar geral. Desde o reforço dos SPO nas escolas até à publicidade digital, temos como foco a saúde mental deixar de ser um assunto "tabu", ajudar a combater este problema e proteger as gerações futuras.


Medidas Propostas
  1. Efetivar a obrigatoriedade da existência de Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) em todas as escolas básicas e secundárias, em consonância com a obrigatoriedade de parceria entre escolas primárias e um membro especializado em psicologia infantil.
  2. Incentivar as autarquias a apoiar a promoção de tempo de qualidade para os seus munícipes e fregueses jovens, realizando regularmente atividades práticas, palestras, eventos, entre outros.
  3. Sensibilizar a sociedade para a falta de saúde mental, através da publicidade por meios televisivos/redes sociais, criando uma plataforma digital que permita que qualquer pessoa faça um autoteste de triagem anonimamente.