PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Vouzela


Exposição de motivos
Nunca se falou tanto em saúde mental, como nos últimos tempos. Qual será a razão? O impacto psicológico que a pandemia por Sars-cov 2 deixou nas sociedades? O acordar coletivo da população para um problema antigo, mas todo em ele envolto num imenso tabu? O tema deste ano do Parlamento dos Jovens "A saúde mental nos jovens" envolveu-os de facto e a adesão dos alunos de várias turmas foi notória, aqui, na nossa escola.
Muitos deles identificam-se com o tema. A muitos deles não passaram despercebidas campanhas publicitárias natalícias de algumas empresas com responsabilidade social, sobretudo da área das telecomunicações. O tema faz sentido para os jovens e foi isso que eles demonstraram ao longo das várias etapas de trabalho na escola.
Segundo a OMS, a saúde mental é o estado de bem estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar como stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere. Problemas de saúde metal são condições de saúde que envolvem, de forma isolada ou combinada, alterações do pensamento, da emoção e do comportamento de um indivíduo. As grandes questões que se colocam no debate deste tema são: Como se pode prevenir a doença mental? Quem é responsável por essa prevenção, em particular nos mais novos? Como podem os governos dos países, e em particular o governo português, promover e cuidar da saúde mental dos seus cidadãos, sobretudo dos jovens?
Foi a estas e a outras questões que os alunos envolvidos no debate deste tema, na eleição dos deputados e, sobretudo, na sessão escolar procuraram responder, de forma bastante empenhada.


Medidas Propostas
  1. O Serviço Nacional de Saúde, bem como o Sistema de Ensino têm que ser dotados de mais profissionais de saúde mental, nomeadamente psicólogos e psiquiatras.
  2. Os Municípios devem criar mais espaços verdes nas áreas urbanas, com equipamentos desportivos, como forma de incentivar a vida ao ar livre e a prática de desporto e, devem ainda, criar mais programas desportivos, de frequência gratuita, especialmente para os jovens.
  3. O Governos e as Empresas com maior responsabilidade social devem promover mais campanhas informativas sobre a saúde mental, a sua importância, formas de a promover e como agir em caso de mal estar psicológico ou doença mental.