PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vouzela


Exposição de motivos
1. Para combater o estigma contra a doença e promover a saúde mental nos jovens, é fundamental reforçar os serviços de apoio psicológico, ao alcance de todos. O Serviço Nacional de Saúde deve garantir esse apoio, também quando ele resulta de uma vontade ou necessidade individual. Por isso, consideramos que o acesso a esse tipo de consulta não deve estar dependente de uma indicação médica.
2. Sem dúvida que a saúde mental é hoje um tema muito mais falado. Mas será que é o suficiente? Consideramos que não, quando olhamos para os dados sobre as doenças mentais na população, principalmente entre os jovens, que é aqui o foco da nossa atenção. Por isso consideramos que, para além da divulgação, tem que haver uma maior sensibilização e esclarecimento, em meio escolar, estabelecendo parcerias com os serviços de saúde local e regional.
3. A nossa terceira medida centra-se na necessidade de um maior número de psicólogos na escola, que garantam um maior acompanhamento dos alunos, principalmente em fases de maior ansiedade. Consideramos que o número de psicólogos afetos a esta área é francamente insuficiente, pois é humanamente impossível acompanhar tantos alunos e com eles desenvolver um trabalho eficaz.


Medidas Propostas
  1. Maior oferta de serviços de apoio psicológico no Sistema Nacional de Saúde, com reforço de psicólogos em centros de saúde, de forma a ser possível consultas de psicologia sem prescrição médica.
  2. Dinamizar ações de informação / sensibilização para os jovens sobre o que é a saúde mental e como se desenvolvem doenças mentais.
  3. Reforçar o acompanhamento psicológico dos jovens na escola, principalmente nas semanas de testes, quando o stress e a ansiedade estão mais presentes.