PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Alves Martins, Viseu


Exposição de motivos
Consideramos que se deve atuar na área da Saúde Mental de forma preventiva, alertando os jovens para a importância da mesma e fornecendo espaço e ferramentas para que possam cuidar de si e gerir as suas emoções. É bastante necessário e importante que na escola existam um conjunto de atividades promotoras dos bens estar físico e mental, existindo entre eles uma indissociável ligação. Sendo um tema delicado, devem os jovens ter oportunidade de procurar ajuda de forma acessível e confidencial, diminuindo assim o receio de o fazer. Por vezes, a procura de ajuda neste setor prende-se com razões económicas, pelo que diminuir os custos no apoio psicológico será retirar um obstáculo à procura do mesmo.


Medidas Propostas
  1. Criação de um clube extracurricular direcionado aos jovens, no âmbito da manutenção do bem-estar, onde teriam lugar ações de sensibilização, momentos de reflexão, ioga, meditação, entre outras atividades consideradas pertinentes pelos membros.
  2. Desenvolvimento de uma plataforma online de carácter confidencial, visando o acesso a ferramentas de apoio psicológico, nomeadamente o contacto com profissionais da área da psicologia e disponibilização de podcasts e estratégias conforme as necessidades de cada utilizador.
  3. Distribuição de cheques de apoio psicológico, dirigidas à comunidade escolar com o intuito de promover consultas de psicologia, de forma regular, a todos os alunos, em parceria com instituições disponíveis.