PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu


Exposição de motivos
Sobre a medida 1
- A atribuição de um Psicólogo de Família possibilitaria a existência de consultas gratuitas de forma personalizada e com a frequência ajustada às necessidades de cada jovem. Considera-se, contudo, que, embora a distribuição do Psicólogo de Família se processasse de modo similar à do Médico de Família, membros da mesma família não teriam o mesmo Psicólogo atribuído e deveria existir a possibilidade de cada jovem poder marcar uma consulta individualmente e de forma sigilosa. Por outro lado, a existência do Psicólogo de Família contribuiria para desmistificar o estigma que ainda é frequente de que apenas pessoas “malucas” precisam de um Psicólogo.
Sobre a medida 2
- Considera-se que as atividades artísticas estimulam e regulam a sensibilidade, a perceção, a cognição, a introspeção, a expressão, a criatividade e a sociabilidade. Estes pilares da saúde mental podem e devem ser fundados pela prática regular artística. Ao mesmo tempo, uma sala de estimulação multissensorial dá a cada jovem um local onde pode regular o seu próprio bem-estar físico, sensível e emocional, pontual ou regularmente. O projeto de desenvolvimento da saúde mental seria implementado num processo de colaboração entre as escolas e as autarquias locais.
Sobre a medida 3
- O Manual de Instruções Gentil Observador é uma aplicação desenvolvida para, de modo simples, imediato e vivencial, dotar o aplicador do conhecimento necessário à sua saúde psicológica. Os seres humanos não nascem acompanhados de manual de instruções, nem sempre se observam a si mesmos e, quando o fazem, nem sempre com gentileza. A aplicação permite ao utilizador tornar-se atento aos comportamentos e pensamentos que melhoram ou diminuem o seu bem-estar psicológico, a partir dos dados que insere sobre hábitos diários e semanais, em vertentes como alimentação, sono, atividade física, fruição artística, contacto com a natureza, atividade social ou tempo em redes sociais. A aplicação é criada por psicólogos e permite ao utilizador uma maior consciência do modo como determina a sua saúde mental. Os dados podem, se o utilizador o permitir, ser pontualmente partilhados com o SNS 24, permitindo consultas de psicologia mais personalizadas e produtivas.


Medidas Propostas
  1. Atribuição de um Psicólogo de Família a cada Jovem com marcação sigilosa
  2. Criação de um projeto de melhoria da saúde mental dos jovens, assente na calendarização de diversas atividades artísticas e na criação de uma sala multissensorial (Snoezelen)
  3. Criação e implementação da aplicação M.I.G.O. (Manual de Instruções Gentil Observador)