PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vila Nova de Paiva


Exposição de motivos
A saúde mental é uma parte integrante da saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”.
O debate sobre a saúde Mental como dimensão da saúde coletiva tem ganho cada vez mais destaque. Hoje, a sociedade reconhece a importância de investir numa cultura de promoção e prevenção, assente na literacia, no combate ao estigma e na promoção de boas práticas. Os jovens são cidadãos plenos, representantes ativos na sociedade e desempenham um papel fundamental na formulação de políticas. São várias as razões para prestar atenção à saúde mental dos jovens, mas destaca-se o impacto no seu desenvolvimento, no percurso escolar e nas relações sociais e familiares.
Com estas medidas pretendemos desenvolver métodos de ajuda a quem necessita!


Medidas Propostas
  1. Criação de workshops regulares, que terão como objetivo ensinar técnicas de mindfullness e controlo de stress, como prática de yoga, meditação, entre outros. Estes workshops estariam disponíveis, principalmente, para jovens e pais, mas também para todos os que quiserem participar.
  2. Criação de mecanismos de rastreio de doenças mentais, como consultas abertas com psicólogos, em parcerias entre as câmaras municipais e profissionais especializados na área.
  3. Criação de uma linha telefónica e de um site em que os jovens possam “desabafar”, de forma anónima, com outros jovens voluntários ou profissionais especializados em saúde mental.