PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Tondela


Exposição de motivos
O tema da saúde mental proposto pelo Programa do Parlamento dos Jovens veio ao encontro do tema/problema definido pela nossa escola para reflexão durante o ano letivo. tema esse aglutinador da estratégia de educação para a cidadania no presente ano letivo. A componente de cidadania é transversal ao currículo do ensino secundário e com a discussão desta temática foi possível explanar os domínios dos direitos humanos, saúde e participação democrática. Antes e após pandemia a preocupação com a saúde mental era e é uma constante diária dos nossos alunos. Tivemos sempre preocupação de desconstruir mitos, preconceitos e estereótipos. Temos a consciência que ainda não é fácil entre os jovens falar de saúde mental, mal/bem estar emocional, falar de sentimentos. está nas nossa mãos propor e promover medidas que mostrem a naturalidade da temática , bem como a necessidade de equilibrar saúde mental e física para garantir o bem-estar no seu todo e para garantir o nosso desenvolvimento pleno enquanto seres humanos de plenos direitos. Assim as nossas medidas vêm ao encontro destas preocupações humanas. Consideramos que como ainda não é fácil falar desta temática e nem sempre estamos motivados e sensibilizados para reconhecer sintomas e sinais , seria importante fazer anualmente na escola um check-up psicológico de uma forma criativa ., pois isso ajudar-nos-ia com o tempo a dar mais importância à nossa saúde menta. Complementarmente seria interessante criar nas escolas gabinetes multidisciplinares com técnicos especializados (psicólogos, animadores socioeducativos, mediadores escolares, assistentes sociais) para atenderem anonimamente os alunos e ajudarem-nos a desabafar e a resolver pequenas inseguranças próprias da idade. Por sua vez esta atividade poderia ser cpmplementarizada com a formação dos alunos secundários na área da saúde mental para no âmbito do programa de mentoria da escola criarem sessões de mentoria e interajuda entre pares. Este poderá ser o caminho da desmitificação do preconceito da saúde mental e a promoção de um ser humano mais completo.


Medidas Propostas
  1. Fazer, nas escola, um check-up psicológico anual através de atividades lúdicas promotoras de competências pessoais e sociais.
  2. Criai um gabinete multidisciplinar nas escolas de apoio anonimo aos alunos.
  3. Formação dos alunos do ensino secundário na área da saúde mental para futuros mentores dos colegas mais novos no âmbito do Programa de Mentoria