PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo


Exposição de motivos
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Na conjuntura atual, deparamo-nos com o desenvolvimento de problemas do foro mental nas camadas jovens cada vez mais cedo, nomeadamente devido à pressão exercida na escola e tomada de decisões cruciais para o futuro. Posto isto, é necessário que as escolas encontrem meios e mecanismos que contribuam para o bem-estar emocional dos jovens.
Implementar medidas que proporcionem suporte a todos os jovens, como mais apoio profissional nas escolas, promoção da educação emocional e valorização e respeito do trabalho escolar realizado pelos estudantes, são exemplos que levam avante uma futura sociedade mais estável e próspera.
É exemplo a seguir o Projeto “Minuto Feliz”, criado pelo Liceo De Medi, em Senigallia, Itália, que permite aos alunos ouvir uma música alegre, relaxante, durante as pausas entre as aulas.
É necessário que a saúde mental deixe de ser tabu e que se desenvolvam projetos que desmitifiquem a complexidade deste problema.


Medidas Propostas
  1. Aumento da contratação de psicólogos para as escolas, de modo a proporcionar à comunidade escolar um apoio psicológico eficaz, dentro do espaço escolar.
  2. Implementação de momentos de “descontração”, entre os tempos escolares, que permitam os alunos relaxar e fazer pausas produtivas, seguindo o exemplo do projeto “Minuto Feliz”, de escolas italianas.
  3. Desenvolver projetos que promovam a educação emocional e as relações interpessoais, de modo a tornar os jovens psicologicamente mais fortes, ajudando-os a ultrapassar momentos instáveis.