PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades


Exposição de motivos
É de conhecimento geral de que a saúde mental nos jovens está cada vez mais fragilizada. Após a pandemia foi possível uma maior perceção deste problema, cujo milhares de vidas são autodestruídas, todos os anos, em todo o mundo. A saúde mental de alguém é algo extremamente precioso, pois é ela que comanda todo o funcionamento do corpo. É impossível ter um corpo saudável, quando a nossa mente está débil. Assim sendo, as seguintes medidas propostas têm como finalidade ajudar a nossa comunidade.
Para Miguel Xavier, Diretor do Plano Nacional de Saúde Mental, a área da saúde mental nunca foi considerada uma prioridade política em Portugal e que a saúde mental tem tido sempre um financiamento, no mínimo, três vezes inferior ao necessário, por parte do estado. Infelizmente, uma percentagem das famílias portuguesas não tem capacidade financeira para pagar os medicamentos necessários para o tratamento da doença mental que o(s) seu(s) filho(s) sofre(m). Por isso, é proposto aumentar a comparticipação destes medicamentos, por parte do Estado Português, para poder ajudar as famílias que necessitam, para que estas não tenham que abdicar de coisas importantes, como a alimentação, para garantir o tratamento adequado que o(s) seu(s) filho(s) tanto precisa(m).
Metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado, alerta a Organização Mundial da Saúde. É por isso importante que a comunidade educativa esteja alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas – não tratar a doença mental na adolescência traz sérias consequências na vida adulta. Mas nem todos os jovens têm consciência de que precisam de ajuda, e por vezes, quando ganham essa consciência é tarde demais, atingindo um estado mental catastrófico. Então, para prevenir que tal desastre aconteça, é sugerido que exista uma avaliação nas escolas, ou seja, durante o ano letivo um psicólogo iria às escolas fazer uma avaliação a todos os alunos, para saber se era necessário um acompanhamento regular ou não.
Lamentavelmente, Portugal dispõe de menos de 1% do orçamento da saúde, direcionado para a saúde mental. Por tanto para combater estes números, propomos um aumento do orçamento na área da saúde mental, pois o SNS nunca terá uma qualidade irrepreensível se as alas de psiquiatria e de psicologia nos hospitais e centros de saúde não estiverem dignamente preparadas para oferecer os cuidados de saúde que os pacientes precisam. Assim é urgente adotar novas políticas de proteção financeira e reequacionar a capacidade e cobertura do SNS em oferecer cuidados médicos de qualidade, no âmbito da saúde mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Avaliação (diagnóstico psicológico) periódica dos alunos feito por psicólogos
  2. Comparticipação, tendencialmente gratuita, da medicação para a saúde mental
  3. Aumentar significativamente o orçamento na área da saúde mental em Portugal