PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas


Exposição de motivos
Responsabilizar a sociedade civil perante o crescente número de casos de jovens com problemas de saúde mental, procurando meios de prevenção precoce. Procurar soluções para mitigar os efeitos da doença mental.


Medidas Propostas
  1. Integração nos currículos escolares de uma disciplina obrigatória direcionada para a Saúde Mental, de lecionação quinzenal, ministrada por técnicos especializados na área da Psicologia e Saúde Mental.
  2. Permitir a todas as crianças e jovens diagnosticados com doença mental aceder, às consultas de especialidade (psicologia, psiquiatria, psicoterapia ou outras) a um custo reduzido e a uma maior comparticipação sobre o preço dos medicamentos farmacológicos necessários para o tratamento, através da criação de um fundo de salvaguarda da Saúde Mental infantojuvenil.
  3. Criação de espaços multidisciplinares, da responsabilidade das autarquias, gerido por profissionais especializados na área da Saúde Mental, promotores de atividades desportivas e culturais gratuitas e direcionadas para os jovens.