PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira


Exposição de motivos
Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira - Sessão Distrital de Viseu
Ensino Secundário

A Escola é o lugar para aprender e desenvolver competências, importarão as emoções? A empatia? Os afetos? Num mundo em constante movimento, cada vez mais global, as redes sociais dominam o nosso dia-a-dia, as nossas relações, o que é valorizado é parecer sempre perfeito, realizado e feliz, mesmo que essa não seja a realidade.
Consideramos que o nosso sucesso escolar não será relevante no nosso percurso, se não soubermos agir quando os obstáculos, as tristezas, as frustrações surgirem no nosso caminho.
O papel da Escola é formar cidadãos livres, criativos, competentes e autónomos, capazes de enfrentar os desafios da sociedade do século XXI. Um século cada vez mais preocupante. O futuro parece-nos cada vez mais incerto, mais nebuloso. Como se vê no aumento significativo da depressão nos jovens, que têm uma vida pela frente, mas vivem presos à ansiedade, ao stress, à pressão. A saúde mental dos adolescentes e jovens adultos vive a reboque da inexistência de um futuro promissor e a fatura já se começa a pagar: quase um quarto dos portugueses entre os 15 e os 34 anos já pensou ou tentou suicidar-se e 26% já tomou medicamentos para a ansiedade. È primordial estarmos atentos aos sinais de alerta.
Assim, urge fazer da Escola um lugar feliz, um lugar seguro, onde nos sintamos felizes sendo importante pensar a saúde mental e agir.


Medidas Propostas
  1. Primeira Medida - a nossa primeira medida assenta na criação de um Gabinete do Aluno composto por alunos do décimo segundo ano, voluntários, previamente esclarecidos e sensibilizados para a saúde mental, no sentido de saber ouvir colegas que se sintam infelizes, isolados ou rejeitados na escola e apontar caminhos.
  2. Segunda Medida – A segunda medida aponta para a realização de várias sessões ao longo do ano, sobre saúde mental, realizadas por pedopsiquiatras e psicólogos da escola, para desmistificar o assunto, deixando de ser tabu e esclarecer sinais de alerta.
  3. Terceira Medida – É importante estarmos atentos aos sinais de alerta, assim sugerimos como terceira medida, que todos os delegados e subdelegados alertem o Diretor de Turma a qualquer momento que verifiquem o isolamento de um colega ou uma mudança de humor, para que seja desencadeado, de forma célere, o processo de verificação do estado do aluno.