PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Castro Daire


Exposição de motivos
A pandemia alterou as rotinas diárias e limitou a interação social e as atividades outdoor, o que, associado ao medo da infeção, originou sentimentos de incerteza, perda de controlo, ansiedade, tristeza e raiva. Isto porque os confinamentos geraram “stressores” (isolamento social - ficaram sem contactos próximos com amigos e alguns familiares; o encerramento das Escolas; a falta de contacto com os colegas, amigos e professores; o usos excessivo de Internet e das redes sociais; a diminuição da atividade física; a necessidade de gestão e reorganização de espaços pessoais e, ainda, as alterações na dinâmica de comportamentos e relações familiares . Todos estes fatores, tiveram um impacto significativo na saúde mental dos adolescentes e a Escola será certamente o local certo para ajuda-los a ultrapassar estes aspetos negativos.


Medidas Propostas
  1. Criar, em cada escola pública, uma "sala de pânico" (semelhante às salas covid) para que os alunos em situação de ansiedade ou descontrolo emocional pudessem relaxar. Esta sala seria equipada com mobiliário adequado, nomeadamente tapetes para relaxamento, música ambiente etc. Nesse espaço haveria sempre alguém para receber, acolher e ouvir o aluno. Periodicamente realizar-se-iam sessões em grupo com dinâmicas de apoio, do género AA, onde os jovens pudessem desabafar, e partilhar vivências.
  2. Capacitar professores e auxiliares da ação educativa em "primeiros socorros psicológicos" com vista a capacitá-los para reagir em caso de doença mental. Esta formação poderia ser integrada nas ações de formação necessárias à progressão na carreira.
  3. Dinamizar ações de sensibilização, no âmbito da saúde mental, e bem estar psicológico para encarregados de educação e alunos