PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Sátão


Exposição de motivos
Os jovens, além das tarefas escolares, necessitam de tempo para eles próprios e, principalmente, para o lazer. A ausência de momentos de lazer contribui para que a saúde mental se degrade. Os currículos são demasiado extensos, situação que impede os jovens de vivenciar outro tipo de experiências que podem contribuir para a sua saúde mental. A necessidade permanente de investir no estudo, pode concorrer para que a saúde mental se degrade.
Com esta medida as pausas letivas seriam diluídas ao longo do ano letivo, permitindo que os alunos se reorganizem em termos escolares e recuperem mentalmente.
Os métodos atualmente em uso na escola para avaliar a saúde mental dos alunos não são os mais fiáveis e eficientes, havendo necessidade de repensar os mesmos. A escola deveria instituir uma consulta obrigatória anual com um psicólogo clínico, especializado em pediatria, para promover a reflexão dos alunos sobre a sua vida escolar e, eventualmente, ensinar estratégias de gestão da saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Redução dos currículos e consequentemente da carga horária, uma vez que a extensão dos mesmos prejudica, de modo significativo, a saúde mental dos alunos.
  2. Reorganizar o calendário escolar de modo a diluir as pausas letivas ao longo de todo o ano letivo.
  3. Reavaliar as práticas em uso na escola para a monitorização da saúde mental dos alunos, implementando uma consulta de psicologia obrigatória do adolescente.