PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal


Exposição de motivos
Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza o seu próprio potencial. Assim, os problemas de saúde mental interferem com a nossa capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia, de trabalhar, de aproveitar os tempos livres e de menter relações saudáveis com os outros. Sendo Portugal o 5º país da UE com mais casos (diagnosticados!) de perturbações mentais, urge garantir um melhor acesso aos cuidados de saúde psicológica bem como de quebrar crenças erróneas e o estigma que afeta muitas pessoas e, consequentemente, toda a sociedade. É urgente promover uma sociedade mais consciente dos problemas de saúde mental através de intervenções psicológicas eficazes.
Devido à importância deste tópico na sociedade, propomos três medidas que acreditamos genuinamente vir a ter um impacto positivo.
Em primeiro lugar, com a dinamização de equipas comunitárias, pretendemos acabar com a falta de comunicação entre psicólogos, escolas e os municípios. Essa equipa estaria a prevenir futuros problemas através de palestras e ações de sensibilização a toda a comunidade.
Em segundo lugar sugerimos a criação de uma plataforma digital, visto que os jovens sentem mais dificuldade em falar pessoalmente com alguém sobre os seus problemas e dificuldades. Com o site, por um lado, poderiam desabafar de forma anónima e, por outro, seriam reconfortados com possíveis soluções de uma equipa de especialistas.
Por último, de acordo com vários estudos, considerámos o convívio e a atividade física das pessoas importantes fatores que mitigam uma saúde mental deficitária. Para isso propomos a melhoria dos espaços de convívio e a promoção do desporto e cultura através de eventos diversos.


Medidas Propostas
  1. Dinamização de equipas comunitárias compostas por psicólogos de várias áreas, representantes das escolas, juntas de freguesia, associações culturais e desportivas, com o objetivo de prevenir situações graves relacionadas com a saúde mental, através de palestras e sessões de sensibilização.
  2. Criação de plataforma digital onde qualquer um pode, de modo anónimo, apresentar algum problema relacionado com a saúde mental ao qual uma equipa de especialistas dará uma possível solução.
  3. Promoção de convívio e atividade física através da melhoria dos espaços de convívio e da sensibilização para os desportos coletivos.