PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Resende


Exposição de motivos
SAÚDE MENTAL
O desenvolvimento dos estudos científicos permite, hoje, afirmar que a saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social e, por essa razão, afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o stresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões na nossa vida pessoal, familiar e profissional.
Quais são os fatores que influenciam a saúde mental de um jovem ou de um adulto?
São diversos os fatores designadamente, o desemprego, os conflitos familiares, o desejo de maior autonomia, maior exposição ao estresse, exploração da identidade sexual, falta de qualidade de vida doméstica, envolvimento precoce com drogas e álcool e a pressão para integrar-se em certos grupos ou comportamentos;
Como identificar situações de transtorno mental nos jovens?
Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes. Eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, perceções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas.
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
• Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão.
• Há tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado;
• Melhorar o acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social é fundamental.
Os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais. Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento e sua oferta é ampla em todo o mundo. Em países de baixo e médio rendimento per capita, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento. Em países de alto rendimento per capita, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação.
Um outro problema é a má qualidade dos cuidados prestados a muitos que recebem tratamento.
Além do apoio dos serviços de saúde, pessoas com transtornos mentais precisam de apoio e cuidados sociais. Frequentemente necessitam, também, de ajuda para aceder a programas educativos que se adaptem às suas necessidades e encontrar emprego e habitação que lhes permitam viver e ser ativos nas suas comunidades locais.


Medidas Propostas
  1. 1 - Priorizar a psicologia nos centros de saúde e grandes hospitais, realizando avaliações psicológicas em parceria com a ação de médicos psiquiatras, através de consultas de rotina realizadas regularmente;
  2. 2- Promover a saúde mental dos jovens nas escolas através de programas educativos, realizando palestras, workshops e grupos de apoio escolares a crianças e jovens que sofram de problemas relacionados com saúde mental, como depressão e ansiedade.
  3. 3- Incrementar o investimento central neste ramo da saúde contratando mais psicólogos e médicos psiquiatras, mais assistentes sociais, tendo em vista diminuir as filas de espera e a demora das consultas no SNS.