PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
Exposição de motivos
A prevalência dos problemas de saúde mental nos jovens têm vindo a aumentar nos últimos anos, tendo-se acentuado durante o período pandémico.Ora, a falta de saúde mental nos jovens pode acarretar vários problemas como o consumo de substâncias, a delinquência, as ideações suicidas e ter um grande impacto no desempenho escolar, como problemas disciplinares, maus resultados escolares, retenções e um elevado absentismo. Estes são potenciais fatores de risco que, juntamente com a fase de desenvolvimento e particulares vulnerabilidades dos jovens, podem ser a causa de perturbações mentais que terão grandes repercussões na idade adulta.
Consideramos que a Escola, ao contribuir para o desenvolvimento emocional, comportamental e cognitivo das crianças e adolescentes, é sem dúvida um espaço facilitador da prevenção e promoção da saúde mental nos jovens, daí a escolha das nossas medidas.
Atualmente, referenciar um aluno para o gabinete de psicologia exige um longo processo burocrático, resultando períodos de espera demasiado prolongados que agravam, na maioria dos casos, as situações reportadas. Julgamos urgente assegurar o bem-estar psicológico das crianças e adolescentes atuando de imediato sobre os problemas e de forma confidencial, sempre que necessário, visando uma intervenção psicológica mais eficaz. Agir sobre o problema e não sobre a perturbação é uma importante ferramenta no combate à doença mental.
Achamos ainda que é na Escola que devem ser trabalhadas as competências socioemocionais dos jovens, num espaço livre de preconceito e estigma, como deve ser a sala de aula, dando voz aos seus problemas, permitindo fornecer-lhes ferramentas de gestão e regulação emocional importantes para o seu desenvolvimento e que levarão consigo para a vida adulta. A autorregulação e a boa gestão das nossas emoções é um importante sinal de saúde mental.
Finalmente, julgamos ser indispensável combater o estigma e promover um maior conhecimento sobre a área da Psicologia, pretendendo contribuir para o fortalecimento da literacia sobre saúde mental nos jovens.
Medidas Propostas
- Criação do correio SOS. Esta medida consiste na existência de uma caixa de metal que ficará colocada ao lado do gabinete de psicologia da escola e que será aberta, pelo menos, três vezes por semana pelo/a psicólogo/a. Os jovens poderão escrever as dificuldades pelas quais estão a passar e deixar o seu contacto para que o/a psicólogo/a os possa contactar com a maior brevidade possível e com menos burocracias.
- Criação da disciplina curricular de “Gestão Emocional”. Esta disciplina pretende substituir no Ensino Básico, por exemplo, as disciplinas de CIDES ou Assembleia de Turma e ser criada como disciplina nova no Ensino Secundário. Teria como principal objetivo trabalhar as competências socio-emocionais dos jovens. Seria lecionada por psicólogos juniores, com o objetivo de criar estágios profissionais remunerados da Ordem dos Psicólogos Portugueses, visando aumentar o número de psicólogos nas escolas.
- Criação do “Clube das Emoções”. Este clube seria composto por alunos, professores, psicólogos e outros técnicos especializados, tais como, Educadores Sociais, mediadores de conflitos, entre outros existentes nas escolas. Visaria a realização de diversas atividades de sensibilização e prevenção ao longo do ano letivo, por exemplo: debates, palestras, conversas informais, workshops, entre outros.