PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul


Exposição de motivos
Primeira medida: Propomos a promoção de palestras e debates com diversas universidades já no 9.º ano, uma vez que é vantajoso estes alunos tomarem conhecimento de informações relacionadas com as opções a tomar no final do Ensino Secundário. Como é que esperam que decidamos a área que pretendemos estudar ao longo de 3 anos sem termos uma noção da realidade que se depara perante nós após o ensino secundário?! Obter um conselho de alguém que acabou de passar pelo mesmo stress e dilema não só é proveitoso como também aliviante, pois estamos a falar de alguém que consegue estabelecer um maior relação de empatia e proximidade conosco.

Segunda medida: Criação de um grupo de apoio. Deste grupo, fará parte o psicólogo escolar ou por um psicólogo recomendado pela Direção do Agrupamento, tendo em vista o acolhimento dos alunos que necessitem de desabafar ou conversar sobre algum tipo de problema ou preocupação que os inquiete. O nosso objetivo principal é, deste modo, melhorar as relações interpessoais e a saúde mental dos alunos. As sessões do grupo serão realizadas num local disponibilizado pela Direção e consistiriam no seguinte: os participantes partilham os seus sentimentos, questões, problemas... e, posteriormente ouvem a opinião do psicólogo presente e dos restantes colegas. Adicionalmente, e variando de caso para caso, estas sessões poderiam ser realizadas individualmente, caso o profissional considere que essa é a melhor estratégia a adotar com alunos de determinado perfil psicológico. Será ainda criada uma plataforma online onde os jovens se possam expressar anonimamente, para que, deste modo, os mais introvertidos ou que sofram de algum tipo de ansiedade social, possam ser ouvidos e ajudados. As respostas a esses comentários anónimos serão publicadas nessa mesma plataforma, mas, desta vez, para toda a comunidade escolar. Assim, os alunos que, porventura, precisem de conselhos ou orientações ficam, desde logo, esclarecidos.

Terceira medida: consiste em melhorar a gestão do horário dos estudantes nos Ensinos Básico e Secundário. Os alunos são bombardeados com uma carga horária excessiva. Ficamos na escola a maior parte do nosso tempo e, muitas vezes, só nos é concedida apenas uma tarde livre por semana. Assim, muitas vezes, os jovens deparam-se com muito pouco tempo para executarem não só os seus afazeres escolares e domésticos como também para descansarem e experienciar os seus hobbies.
Esta medida passa, portanto, pela implementação de um programa que ensine alunos de segundo ciclo a fazerem uma boa gestão do seu tempo. Simultaneamente, propomos um acompanhamento mais rigoroso da parte dos psicólogos escolares para com os alunos de todos os anos de ensino para que estes aprendam a fazer uma melhor gestão do seu tempo e não se sintam sobrecarregados pelas horas despendidas na escola.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras e debates de esclarecimento / orientação vocacional com psicólogos e alunos universitários.
  2. Criação de grupos de apoio.
  3. Ajuda aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário na gestão dos seus horários.