PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa


Exposição de motivos
Motivo 1 - Palestras/workshops onde os alunos iriam ser informados/educados relativamente às estratégias de coping para desenvolver métodos que lhes permitam gerir a vida académica e aumentar o rendimento escolar, de forma saudável e produtiva, lidando assim com os seus problemas relacionados com a saúde mental.
Motivo 2 - Estas consultas de rotina seriam úteis tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças mentais. A importância destas serem fornecidas pelo SNS reside no facto de assim serem acessíveis a todos, não apenas aos que têm possibilidade de pagar consultas em hospitais privados.
Motivo 3 - Com o rácio de 500/700 alunos para 1 psicólogo escolar, não é garantido o devido acompanhamento dos alunos. Dotando o SNS de um maior número de profissionais da área da saúde mental, passam a ser assegurados os recursos necessários face aos pedidos de apoio psicológico.


Medidas Propostas
  1. Estratégias de coping
  2. Possibilidade dos jovens usufruírem de pelo menos uma consulta de rotina de psicologia a cada meio ano fornecida pelo SNS.
  3. Dotar o SNS de maior número de profissionais na área da saúde mental.