PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena


Exposição de motivos
Como sabemos, existem cada vez mais jovens a precisar de apoio psicológico. Os problemas psicológicos podem incluir alteração do pensamento, humor, comportamento e energia, sendo o isolamento social o mais impactante. As medidas apresentadas visam resolver problemas relacionados com a saúde mental dos jovens.
Para o rendimento escolar dos alunos ser satisfatório é necessário intervir naquilo que é a sua saúde mental. Assim, e porque alguns jovens têm medo ou não sabem como pedir ajuda, torna-se importante facilitar o processo de avaliação psicológica, o que poderá ser realizado através da dinamização de atividades que possibilitem aos alunos uma avaliação do seu estado psicológico, de forma voluntária e com autorização dos respetivos encarregados de educação.
Algumas pessoas acreditam que ir a um psicólogo não é normal. Por isso, com a criação de campanhas de sensibilização nas escolas, dinamizadas por psicólogos, pretendemos incentivar as pessoas que têm medo de pedir ajuda psicológica a falarem com alguém de confiança, seja um familiar, um amigo, um professor, e pedirem acompanhamento psicológico caso precisem, normalizando e incentivando, deste modo, este tipo de acompanhamento.
Como todos sabemos, os jovens passam cada vez mais tempo nos telemóveis. Durante os intervalos, constatamos que os alunos, em vez de conviverem, estão agarrados aos smartphones, cada um no seu canto, o que leva ao isolamento social, que é uma das grandes causas dos problemas psicológicos. Com a realização de atividades e jogos nos intervalos da escola, estamos a promover o convívio e a inclusão de todos os jovens, evitando o isolamento social.


Medidas Propostas
  1. Workshops sobre saúde mental com uma avaliação psicológica aos alunos da escola
  2. Criação de campanhas de sensibilização e de incentivo ao acompanhamento psicológico
  3. Promover o convívio entre jovens, realizando atividades/jogos durante os intervalos