PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves


Exposição de motivos
Segundo o ultimo estudo da OMS feito em 51 países, no qual estamos incluídos, todos os dados apontam para um agravamento da saúde mental dos jovens, sendo os dados obtidos preocupantes, fazendo urgir um apoio cada vez mais especializado, de forma a ser possível regular o estado deverás crítico, em que se encontram a maiorias dos jovens de hoje.
A saúde mental engloba assim o bem-estar psicológico, mas não se reduz a este. Baseada no equilíbrio das funções mentais, traduz-se em comportamentos adaptados às diferentes circunstâncias em que o indivíduo está envolvido.
A adolescência é um momento único e singular na vida do ser humano, moldando as pessoas de forma estrutural para a vida adulta. Assim seria espetável que a adolescência fosse um período de equilíbrio saudável, mas, múltiplas mudanças, físicas, emocionais e sociais, as quais se acrescentam a exposição á pobreza, as pandemias, guerras e/ou abuso e violências de natureza diversa, tornam os jovens de hoje mais vulneráveis a condições de saúde mental.
Promover o seu bem-estar psicológico e protegê-los de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar irremediavelmente o seu potencial de prosperar, não são apenas fundamentais para o seu bem-estar, mas para serem adultos integrais, realizados e felizes. O foco das medidas que vamos propor, está virado para janelas temporais, que sabemos vão de encontro ao desenvolvimento pessoal integral, necessário a todos e cada um dos jovens de hoje, decisores adultos do amanhã.


Medidas Propostas
  1. Investimento na saúde mental, através da criação de um "Cheque Psicólogo", muito na linha do que criou com o cheque dentista para a saúde oral de crianças e jovens.
  2. Criação e atribuição de um Psicólogo Familiar a todas as famílias portuguesas com filhos.
  3. Redistribuição da carga letiva semanal dos alunos, de forma a criar tempos e espaços lúdicos, que vão de encontro as diferentes sensibilidades dos alunos, de forma a que estes tenham possibilidades de descompressão, onde possam desenvolver competências socioemocionais.