PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Monção


Exposição de motivos
A gestão escolar tem como finalidade coordenar as habilidades, competências emocionais e talentos. Para isso, o horário escolar é um dos elementos mais importantes.
Mais tempo escolar não significa melhor tempo escolar!!
Sobrecarga horária pode ser contraproducente, não só nos resultados escolares, mas também pode bloquear a liberdade inerente a um são desenvolvimento.
A criatividade e o espírito crítico podem ser bloqueados por uma escola que se concentra exclusivamente em atividades intelectuais.
Temos um programa demasiado extenso, horários concentrados das 8:30 às 13:30, o que equivale a 3 jogos de futebol, com menos intervalos do que os jogadores de futebol.
Há outra questão, o facto de que quase a totalidade do horário escolar ser passado dentro da sala de aula. Seria importante os alunos serem envolvidos em tarefas de natureza diferentes, que tenham a possibilidade de experimentar, de serem ativos.

A saúde mental, é um elemento essencial para o completo bem-estar do ser humano. Na atualidade surgem diversos problemas psicológicos devido ao stress, a patologias e ao avanço da idade os quais comprometem a sensação de bem-estar do indivíduo.
A arte permite a comunicação das emoções mais complexas através das práticas criativas, fornecendo, deste modo, matéria de trabalho e uma base de comunicação. Assim é possível recorrer à prática artística como processo terapêutico.
O processo criativo e artístico serve como fonte de prazer, de envolvimento social e como forma de alívio e tensão acumulados durante um dia intenso da rotina quotidiana moderna, tornando-se, deste modo, uma prática favorável para a construção de um ambiente psicológico positivo.
A criação de espaços de atelier onde os alunos possam frequentar aulas de pintura, de modelação em barro e práticas de cerâmica entre outras, favorecem uma maior interação social e permitem uma maior satisfação consigo mesmo com consequente aumento da autoestima, em especial quando o aluno expões as suas obras e recebe o agrado da crítica.
A nossa ideia seria criar uma sala com todos os materiais necessários fornecidos pelo Estado. Esta sala estaria aberta todos os dias para aulas livres com a presença de uma funcionária e teria um professor de artes uma ou mais vezes por semana.
Metade das perturbações mentais surgem por volta dos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticada nem tratada, é por isso importante estarmos atentos.
Na União Europeia, existe hoje um consenso generalizado quanto ao impacto positivo dos psicólogos em contexto escolar.
No entanto a política educativa tem contrariado a Constituição da República Portuguesa, pelo contínuo desinvestimento nas condições materiais, humanas e pedagógicas das escolas públicas.
O sindicato dos psicólogos refere que deveria haver pelo menos um psicólogo para cada 500 alunos, sendo estas contratações importantes para o futuro dos jovens: As verbas para as mesmas, deveriam ser previstas anualmente em orçamento de Estado.


Medidas Propostas
  1. Alteração curricular com consequente diminuição da carga horária letiva
  2. Criação de espaços escolares vocacionados para as artes
  3. Aumento do número de profissionais de psicologia nas escolas