PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Monção
Exposição de motivos
A gestão escolar tem como finalidade coordenar as habilidades, competências emocionais e talentos. Para isso, o horário escolar é um dos elementos mais importantes.Mais tempo escolar não significa melhor tempo escolar!!
Sobrecarga horária pode ser contraproducente, não só nos resultados escolares, mas também pode bloquear a liberdade inerente a um são desenvolvimento.
A criatividade e o espírito crítico podem ser bloqueados por uma escola que se concentra exclusivamente em atividades intelectuais.
Temos um programa demasiado extenso, horários concentrados das 8:30 às 13:30, o que equivale a 3 jogos de futebol, com menos intervalos do que os jogadores de futebol.
Há outra questão, o facto de que quase a totalidade do horário escolar ser passado dentro da sala de aula. Seria importante os alunos serem envolvidos em tarefas de natureza diferentes, que tenham a possibilidade de experimentar, de serem ativos.
A saúde mental, é um elemento essencial para o completo bem-estar do ser humano. Na atualidade surgem diversos problemas psicológicos devido ao stress, a patologias e ao avanço da idade os quais comprometem a sensação de bem-estar do indivíduo.
A arte permite a comunicação das emoções mais complexas através das práticas criativas, fornecendo, deste modo, matéria de trabalho e uma base de comunicação. Assim é possível recorrer à prática artística como processo terapêutico.
O processo criativo e artístico serve como fonte de prazer, de envolvimento social e como forma de alívio e tensão acumulados durante um dia intenso da rotina quotidiana moderna, tornando-se, deste modo, uma prática favorável para a construção de um ambiente psicológico positivo.
A criação de espaços de atelier onde os alunos possam frequentar aulas de pintura, de modelação em barro e práticas de cerâmica entre outras, favorecem uma maior interação social e permitem uma maior satisfação consigo mesmo com consequente aumento da autoestima, em especial quando o aluno expões as suas obras e recebe o agrado da crítica.
A nossa ideia seria criar uma sala com todos os materiais necessários fornecidos pelo Estado. Esta sala estaria aberta todos os dias para aulas livres com a presença de uma funcionária e teria um professor de artes uma ou mais vezes por semana.
Metade das perturbações mentais surgem por volta dos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticada nem tratada, é por isso importante estarmos atentos.
Na União Europeia, existe hoje um consenso generalizado quanto ao impacto positivo dos psicólogos em contexto escolar.
No entanto a política educativa tem contrariado a Constituição da República Portuguesa, pelo contínuo desinvestimento nas condições materiais, humanas e pedagógicas das escolas públicas.
O sindicato dos psicólogos refere que deveria haver pelo menos um psicólogo para cada 500 alunos, sendo estas contratações importantes para o futuro dos jovens: As verbas para as mesmas, deveriam ser previstas anualmente em orçamento de Estado.
Medidas Propostas
- Alteração curricular com consequente diminuição da carga horária letiva
- Criação de espaços escolares vocacionados para as artes
- Aumento do número de profissionais de psicologia nas escolas