PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira


Exposição de motivos
Estudos recentes mostram que os jovens portugueses apresentam taxas de sofrimento psicológico "moderado a grave" e estes "estados de alma" nem sempre são fáceis de detetar. Por isso, consideramos importante que sejam disponibilizadas formações na área da saúde mental para professores e pais. Com estas formações pretende-se que professores e pais consigam detetar “sinais de alarme” de forma precoce, e quais as formas de encaminhamento ou resolução dos problemas detetados para o seu tratamento.
A criação de uma plataforma digital vai ter como intenção ser um espaço, neste caso virtual, de ajuda através de psicólogos e psiquiatras que estariam ativos nesta plataforma onde os jovens poderiam interagir abertamente ou em anonimato com os profissionais de saúde.
Este projeto visa resolver o problema da saúde mental através de atividades diversificadas com o intuito de ajudar estes jovens, apoiadas pelo governo e geridas pelas autarquias. Deveria ter profissionais qualificados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos ligados á área desportiva e de lazer, entre outros.
A criação de um projeto que realize atividades lúdicas e interativas visa resolver o problema da saúde mental, através de atividades diversificadas com o intuito de ajudar estes jovens, apoiadas pelo governo e geridas pelas autarquias. Deveria ter profissionais qualificados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos ligados á área desportiva e de lazer, entre outros.


Medidas Propostas
  1. Realização de formações, a professores e pais interessados, para detetar e resolver problemas ligados à saúde mental.
  2. Criação de uma plataforma digital de apoio ao utente.
  3. Criação de um projeto que realize atividades lúdicas e interativas, principalmente para pessoas com problemas ligados à saúde mental.