PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo


Exposição de motivos
Todos nós fomos privados de uma vida normal e alguns podem ter desenvolvido distúrbios ou problemas para os quais as respostas não são fáceis de encontrar sozinhos. Logo, a ajuda psicológica seria ótima. Mas, a maior parte das pessoas não têm condições para pagar consultas regulares de psicologia ou psiquiatria. Neste momento o SNS paga apenas uma consulta por ano
Sendo todos nós alunos, sabemos perfeitamente que este peso do stress e nervosismo que carregamos no nosso quotidiano. A falta de sono por causa do estudo, falta de interação com os outros, escassez de tempo para outras atividades e uma sensação de cansaço constante são características de facto criadas pela pressão que nos é imposta pela escola. A quantidade de testes, apresentações, trabalhos e relatórios são demais... uma quantidade que um adolescente não deveria sustentar ou até mesmo ter de lidar. Os estudos estatísticos renumerados citam que o número de suicídios aumentam em períodos de exames e frequências no caso dos universitários (quando tem de se focar no seu futuro/medo do mesmo).
“A qualidade de vida relaciona-se com o bem estar físico, social e emocional, sendo que um dos meios para o seu desenvolvimento é o exercício físico.” Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e stress de maneira geral.


Medidas Propostas
  1. Implementar a orientação psicológica paga pelo Serviço Nacional de Saúde
  2. Diminuir a carga horária das disciplinas do ensino secundário substituindo aulas por atividades recreativas de modo a estimular o bem -estar psicológico e físico.
  3. Instalar aparelhos para o exercício físico em parques lúdicos.