PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho (Deleg.)


Exposição de motivos
As medidas que propomos pretendem articular intervenções de forma proativa, com o intuito de prevenir problemas de saúde mental e não apenas de os resolver depois de surgirem. Quanto à nossa primeira medida, defendemos que esta medida é necessária e útil no país uma vez que se verifica que os cuidados de saúde mental são cada vez mais solicitados pelos cidadãos, resultante do contexto pós-pandemia e exigências da vida quotidiana. A resposta do Serviço Nacional de Saúde é muito limitada dadas as listas de espera e os custos elevados no setor privado. Assim, esta consiste em uma aplicação informática estatal, gratuita e de fácil acesso, garantindo confidencialidade e anonimato, dirigida aos cidadãos que residam no país e de qualquer faixa etária. Tem como propósito prestar apoio especializado na área da saúde mental, bem como ajudar na prevenção enquanto estratégia de intervenção psicológica.
No que respeita à segunda medida, propomos dedicar algum tempo letivo no horário escolar semanal previamente destinado em todos os níveis de ensino. Estes tempos poderão ser lecionados pelos professores de educação física ou outros profissionais certificados na área da meditação. O objetivo seria promover as competências de autoconhecimento e bem-estar psicológico. Propomos esta medida com vista à prevenção da saúde mental desde a infância uma vez que proporcionará um melhor apoio desde tenra idade, evitando agravamento de problemas psicológicos no futuro.
Relativamente à nossa terceira proposta, entendemos que o estado deve assegurar um número suficiente de psicólogos nas escolas a nível nacional com recursos próprios (gabinetes com os meios necessários) e campanhas de divulgação deste tipo de apoio para promover o acesso dos alunos, combatendo estigmas. Constata-se que o número de psicólogos ainda é insuficiente nas instituições escolares e ainda muito direcionados para a vertente da orientação vocacional, devendo possuir maior abrangência psicológica.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação informática (app) direcionada para a saúde mental;
  2. Implementar no currículo escolar aulas de meditação desde o pré-escolar;
  3. Garantir que todas as escolas do país tenham acesso ao serviço de psicologia