PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo


Exposição de motivos
Sabendo que os serviços de psicologia no sistema de saúde podem representar uma despesa significativa no bolso de jovens, principalmente nos financeiramente dependentes, sugerimos uma maior comparticipação por partes dos seguros de saúde para combater a questão da saúde mental, que ainda não se iguala a outros assuntos de saúde.

Atendendo a que, em Portugal, sente-se falta de uma linha telefónica governamental gratuita, segura e disponível 24 horas por dia, relativamente à ajuda imediata quanto a problemas relativos à saúde mental, esta medida está direcionada a toda população portuguesa, onde englobamos os jovens, com o objetivo de prestar auxílio imediato a pessoas em situações de emergência de saúde mental, como ataques de pânico, desorientação sócio-emocional, pensamentos suicidas e outro qualquer problema relativo a este assunto.

A educação e o meio escolar têm um papel fundamental na vida e na formação de jovens. Com isto, visamos a importância de fortalecer o apoio profissional psicológico na escola, passando a haver uma maior oferta de meios de apoio de psicologia, passando especialmente pela contratação de mais profissionais para ajudar os jovens alunos, algo que está em falta no nosso sistema de ensino.


Medidas Propostas
  1. Incluir nos seguros de saúde um maior apoio financeiro para serviços de consultadoria psicológica.
  2. Reforma de uma linha governamental telefónica de emergência médica gratuita relativa à saúde mental.
  3. Solidificar o apoio psicológico na comunidade escolar que passa especialmente pela contratação de mais profissionais.