PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Ponte de Lima


Exposição de motivos
" Saúde Mental dos Jovens. Que desafios? Que respostas?" Aceitamos o desafio e dedicamo-nos a ele como se o futuro de Portugal estivesse nas nossas mãos.
A nossa primeira medida que intitulamos de INICIATIVA POSITIVA(MENTE) direciona-se sobretudo às escolas. Consiste numa programação de atividades de sensibilização e prevenção da Saúde Mental a cada dia 10 do respetivo mês. A realização de atividades interativas que culminem num desenvolvimento das relações interpessoais entre alunos, tal como a promoção da educação emocional, incutindo nos jovens a capacidade de identificação de emoções e autoconhecimento, teriam como objetivo informar, combater o estigma e preconceitos quanto a doenças mentais e desenvolver competências como competências interpessoais.
A escolha do dia 10 não é de todo irrelevante. No dia 10 de outubro é celebrado o “Dia internacional da Saúde Mental”. Uma doença mental não se desenvolve num dia e não se cura num dia, é um processo demorado. Achamos importante relembrar e salientar esse facto através de uma calendarização mensal.
Como segunda medida propomos uma iniciativa de reabilitação de espaços verdes, promovendo assim a criação de ambientes agradáveis que diminuam os níveis de stress dos jovens através do contacto frequente com a Natureza (facto este que já está comprovado cientificamente por vários estudos tais como o estudo liderado pela ONG The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo, que analisou a relação entre o contacto com a natureza e a qualidade da saúde mental).
Por ultimo, a nossa terceira medida propomos um programa de rastreio às competências e recursos cognitivos e socioemocionais que estão na base da Saúde mental. À semelhança dos restantes rastreios propostos pelo SNS, seria realizado um convite à população alvo (crianças e adolescentes, uma vez que tem sido considerada uma área prioritária de intervenção).
Antes da pandemia, 1 em cada 7 adolescentes sofriam com problemas de Saúde Psicológica e a maioria não recebia o apoio apropriado. Entre os principais problemas de Saúde Psicológica que afetavam os jovens destacavam-se a depressão e a ansiedade, que impactavam 12.9% e 11.6% dos adolescentes. O suicídio era a quarta maior causa de morte em Portugal. No cenário pós-pandemia, os problemas de ansiedade agravaram-se (20.5%) – afetando 1 em cada 5 adolescentes -, bem como os problemas de depressão – 1 em cada 4 adolescentes (25.2%).
A análise dos dados indica-nos que a taxa de pessoas afetadas por doenças mentais tem tendência a aumentar. Uma vez que os programas de rastreios, como por exemplo os programas de rastreio do cancro da mama se mostram eficazes na detenção precoce da doença, acreditamos que o mesmo pode acontecer na deteção de indícios que possam indicar um mau estado de saúde mental e possível doença associada.


Medidas Propostas
  1. Realização de atividades interativas a cada dia 10 do mês, que estimulem um desenvolvimento das relações interpessoais entre os alunos. Promovendo uma educação emocional e sensibilização ativa, que permitirá que todos encarem a saúde mental livre de preconceitos.
  2. Promover a reabilitação de espaços verdes, promovendo um contacto diário maior com a natureza, e, assim, diminuir o nível de stress instalado nos jovens.
  3. Realização de um programa de rastreio à saúde mental dos alunos anualmente, com a finalidade de diminuir a incidência de doenças mentais não diagnosticadas.