PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima


Exposição de motivos
O tema "Saúde Mental dos jovens. Que desafios? Que respostas?", muito atual, revestido de carácter interdisciplinar, e que é alvo de preocupação de todos aqueles que integram a comunidade educativa, mereceu a nossa melhor atenção , tendo sido amplamente discutido, investigado e refletido. Com este projeto de recomendação, procurámos propor medidas que fossem de encontro às necessidades do meio escolar onde o Agrupamento está inserido e que tivessem influência direta na saúde mental dos jovens e que o foco recaísse, principalmente, na prevenção da saúde mental. Este é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa. Apesar disso, na prática a aplicação dos direitos nem sempre é eficaz e não chega a todos os indivíduos, da mesma maneira. Compete a cada um de nós ser um cidadão consciente e conhecedor pleno dos seus direitos e dos seus deveres, para que possamos fazer valer os mesmos. A intervenção precoce deveria ser mais efetiva e eficaz, embora nós saibamos que isto não acontece. Neste sentido, argumentamos que se torna imperativo uma reflexão mais aprofundada do tema e, sobretudo, das práticas que se têm adotado, até então. É um facto que este é um problema que se encontra em crescimento, no seio das nossas comunidades. Apostar na prevenção é sempre o melhor caminho a percorrer. Deve ser este o foco da nossa intervenção. Estamos certos de que, se estas medidas forem implementadas, haverá melhorias significativas, na saúde mental dos jovens. Uma postura pro ativa no seio das comunidades educativas, incluindo todos os atores, terá, certamente, efeitos a curto prazo.


Medidas Propostas
  1. Realização de Workshops/palestras, para toda a comunidade educativa, com o objetivo de sensibilizar a mesma para os possíveis sintomas de problemas relacionados com a saúde mental e promover comportamentos que contribuam, de alguma forma, para a promoção do bem-estar.
  2. Criação de mais linhas de apoio psicológico, disponíveis 24h, com atendimento especializado e divulgação das mesmas.
  3. Proporcionar aos alunos um espaço dedicado ao diálogo interpessoal, com mediação/orientação de um técnico especializado, de forma e criar condutas saudáveis de comunicação e promover hábitos de partilha de sentimentos/frustrações.