PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Caminha


Exposição de motivos
1-Para uma sociedade unida, determinada e corajosa, precisa de ter o mais importante, nós, os jovens, que seremos o futuro do mundo. Para podermos fazer algo bom, temos de ter uma boa e saudável formação, isto é, uma educação de qualidade, com o caminho livre sem pedras, para não tropeçarmos nelas, pedras como ansiedade e depressão; que possivelmente poderá ser causada pela extensiva carga horária.
Dados apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mostra que a nível de Ranking Europeu, Portugal é o 2º com maior carga horária. Porque será? Será que com maior carga horária teremos melhor aproveitamento e que consequentemente teremos melhores resultados escolares? Parece-nos que não! A verdade é que deixamos de ter tempo para um maior envolvimento em atividades que nos possam proporcionar maior estabilidade emocional, tal como a prática do desporto ou outras ligadas à natureza, por exemplo.

2-Na alteração do art.º 9 do estatuto do aluno (lei 51/2012), o reconhecimento desses estudantes seria realizado através do Prémio Aluno de Mérito, o que seria feito com um aumento da quantia recebida. É do conhecimento geral que a prática de desporto/ de um instrumento e a participação em atividades sociais e culturais são aspetos que tendem a diminuir a ansiedade e o stress de uma pessoa, pois ao colocarmo-nos num diferente registo anuvia-nos a cabeça, distraindo-nos das nossas aflições. Ao reconhecer os alunos que participam em projetos como o Parlamento de Jovens, o Desporto Escolar e o Master Classes durante o percurso escolar, não estamos só a valorizar a dedicação e o tempo dedicado a estes projetos, mas também a incentivar os alunos a participarem mais neste tipo de atividades, permitindo assim uma melhoria na Saúde Mental de cada um.

3-A criação de uma aplicação informática de recurso para situações de emergência mental seria um passo à frente para amenizar este problema, pois a tecnologia é uma das maiores influências atuais. Esta aplicação teria acesso a um “botão de pânico”, que conectaria as pessoas a um serviço de apoio no exato momento, uma opção de meditação com exercícios para ajudar no relaxamento da pessoa, uma opção de psicologia, que permite conectar o usuário com um psicólogo pelo telefone uma opção de rotina, para uma melhor organização diária, um registo diário, que permite a pessoa avaliar o seu dia, metas diárias, para incentivar a pessoa a praticar certas atividades, e um elemento “Frase do Dia”, porque uma frase motivadora faz sempre bem.


Medidas Propostas
  1. Reformulação da componente curricular no ensino básico e secundário, com diminuição da respetiva carga horária.
  2. Alteração do art.º 9 do Estatuto do Aluno – lei n.º 51/2012, incluindo uma alínea com o reconhecimento dos alunos participantes em projetos extracurriculares ou desporto escolar.
  3. Criação de uma aplicação informática para ajudar as pessoas em momentos de maior aflição emocional.