PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo


Exposição de motivos
Considerando que é necessário resolver um dos problemas dos jovens na atualidade (saúde mental), optamos que as nossas medidas incidissem em todas as áreas onde esta faixa etária está inserida. Por esse motivo, através de formações profissionais, conseguiríamos instruir os pais e professores, formas de reconhecer comportamentos ou, inclusive, prevenir o surgimento de doenças do foro psicológico nos jovens.
A exposição à radiação solar é um dos métodos de prevenção e tratamento de doenças psicológicas, além disso, também a atividade física e a interação com os outros, são tidos como importantes formas de terapia, por esse motivo, a realização de atividades, benéficas à saúde, serviriam como um incentivo à atividade física e combate ao isolamento.
Um dos problemas estruturais, existentes na nossa sociedade, é o receio do desprezo e exposição, ocasionado pelo contacto direto, característico de uma consulta presencial, por este motivo, um acompanhamento anónimo, fornecido pelo fórum online, ajudaria o paciente a perder esse medo, onde, futuramente, este possa ser direcionado para uma consulta presencial. Propomos a seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Investir em formações profissionais, com o objetivo de instruir a população ativa sobre a saúde mental.
  2. Promover atividades desportivas e culturais exteriores, que visem a socialização e a consciencialização dos participantes para com este tema, com o intuito de prevenir e apoiar na reinserção dos doentes, de forma a combater o isolamento.
  3. Criar um fórum online, que forneça a ligação direta com profissionais especializados na área, para que os jovens possam expor os seus medos e questões de forma anónima, para colmatar o receio de exposição, direcionando-os, futuramente, para uma consulta presencial.