PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Monserrate, Viana do Castelo


Exposição de motivos
Um país é feito dos que nele vivem, e falando nas pessoas é imperativo falar nos jovens e no seu bem estar físico e psicológico, que se revela atualmente comprometido.
De facto, a problemática da saúde mental atinge grandes dimensões, tendo sido agravada com a recente pandemia e o consequente isolamento social. Surgem ainda, associadas ao problema, debilidades a nível familiar, um contexto social desfavorável e a pressão académica cujas repercussões são inevitáveis.
Deste modo, o problema da saúde mental apresenta consequências que vão desde o contexto escolar até ao modus operandi de qualquer sociedade, sendo necessário agir de forma efetiva e imediata.
Na verdade, uma das soluções para este problema passa inevitavelmente pela escola, meio que engloba todos os jovens, reformando os serviços de apoio psicológico a nível escolar. Além disso, a formação para toda a comunidade em subtemas desta índole revela-se como um meio de desmistificação e auxílio nesta problemática. Por fim, face à insuficiência dos serviços de apoio psicológico de caráter público, o reforço dos mesmos seria crucial na luta contra este problema.


Medidas Propostas
  1. Reestruturação dos serviços de apoio à saúde mental oferecidos nas escolas.
  2. Formação dos membros da comunidade no âmbito da saúde mental.
  3. Contratação e destacamento de profissionais de saúde na área da psicologia/psiquiatria no serviço nacional de saúde.