PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
St. Peter´s School
Exposição de motivos
Segundo a OMS, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Dito de outra forma, numa realidade na qual 27,2% dos jovens em idade escolar sentem-se infelizes, é de extrema urgência movermos esforços para não comprometermos o sucesso, tanto pessoal como profissional, das gerações futuras.Assim, dada a situação que vivemos, desde a exposição – muitas vezes lesiva – que estamos sujeitos às redes sociais, a pandemia e a ansiedade que “levamos na mochila", é fundamental desenvolvermos estratégias que fortaleçam as nossas defesas para com estas suscetibilidades, tais como aquelas de cariz pedagógico, preventivo e também mitigador. Podemos marcar a diferença ao enveredarmos pela filosofia de vida Mens Sana in Copore Sano.
Primeiramente, é assinalável o desempenho que as técnicas de mindfulness evidenciam na melhoria do controlo da ansiedade e na concentração requerida para o nosso quotidiano, para além de promoverem uma maior consciencialização das próprias emoções e sentimentos que experienciamos. Dito isto, e conforme o ano de escolaridade onde se encontram. Propõe-se a implementação de períodos de meditação/ relaxamento – “hora de meditação”, exemplificando.
Por outro lado, serão igualmente notáveis os resultados que os CALLS – espaços planificados pelos jovens – projetarão no futuro, dado que oferecerão tanto apoio físico como psicológico. Este acompanhamento poderá basear-se num plano de ação individual, juntamente com um tutor, ou numa vertente mais dinâmica em grupo.
Uma terceira via consiste na criação de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar, cuja atuação facilitará a articulação entre a prática desportiva e a escola, estando os seus benefícios comprovados na revista “Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health”. Mais, estas unidades serão atrativas para aqueles que não praticam desporto de alta competição, visto que auxiliam na gestão do tempo dedicado aos estudos, em função da prática desportiva.
Em suma, através da complementaridade entre as diferentes medidas, é possível estarmos em sintonia com as diferentes iniciativas já promulgadas, como é o caso do Dia Mundial da Saúde Mental – fruto da colaboração de várias entidades dos múltiplos setores que visa, entre muitos outros objetivos, uma perceção menos estigmática relativamente a esta problemática.
Portanto, continuemos a falar sobre as dificuldades que vivemos, mesmo quando somos os únicos que as temos. Ajudem sempre o próximo e, mais importante ainda, não deixem ninguém sofrer sozinho.
Medidas Propostas
- Criação da “hora de meditação” nos jardins de infância. Este momento na rotina das crianças conjugaria música e arte para que se torne apelativo aos mais novos. No primeiro e no segundo ciclos, seriam implementados os “15 minutos de mindfulness” na primeira aula da manhã.
- Implementação dos CALLS a nível nacional, no âmbito da promoção de um tratamento mais personalizado, numa vertente mais pedagógico-social e universal, visto que presta cuidados essenciais a uma “homeostasia geral”.
- Elaboração de legislação abrangente no que toca à ação das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar). Estas unidades devem cooperar com a disciplina de Educação Física, de modo a permitir um melhor desempenho escolar de todos os atletas, amadores ou de alta competição, na salvaguarda de um maior bem-estar físico e psicológico.