PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada


Exposição de motivos
Medida 1 - Devido à elevada iliteracia financeira, sexual, política, entre outras áreas, é necessário direcionar investimentos face à formação dos alunos nestas temáticas, de modo a colmatar os elevados graus de desconhecimento. Um exemplo do referido, seriam palestras e atribuição de folhetos onde os alunos seriam informados em relação a questões como IRS, doenças sexualmente transmissíveis e outros aspetos fundamentais, como a saúde mental, de modo a possibilitar um maior bem-estar no meio social. As palestras também teriam como público alvo os docentes com temas relacionados com a Saúde Mental, entre outros, de forma a melhorar o seu bem-estar e a permitir a troca de opiniões com os alunos sobre este e outros temas. Assim, permitiriam uma melhor identificação e resposta aos problemas que se inserem nos espaços escolares, possibilitando aos professores uma melhor capacidade para lidar com as diversas problemáticas do dia-a-dia.
Medida 2 - A atribuição de mais psicólogos por certo número de alunos, proporcional às situações identificadas na escola, permitiriam acessibilidade de recursos aos alunos, menos sobrecarga de trabalho para os psicólogos e criação de postos de trabalho, melhorando assim o bem-estar dos alunos e consequentemente o seu desempenho académico.
Medida 3 - A disciplina (no secundário) não tem proveito académico da forma como é trabalhada, devendo então ser substituída ou alterada por algo que nos desse mais ferramentas relacionadas à saúde mental e a outros assuntos que são importantes para o resto da vida.


Medidas Propostas
  1. Investimento na formação e palestras para os alunos e toda a comunidade escolar sobre temas da sociedade contemporânea facultando ferramentas para o futuro.
  2. Atribuição de mais psicólogos por certo número de alunos
  3. Transformação/substituição da disciplina de Cidadania para uma hora dedicada à Saúde Mental e a outros assuntos importantes para os jovens (no secundário)