PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada
Exposição de motivos
1.ª MedidaFundamentação:
De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), a educação e as escolas deveriam trabalhar no sentido de serem espaços “inclusivos, onde todos e cada um dos alunos encontrem respostas para a realização máxima do seu potencial, considerando que os Serviços de psicologia e o papel das/os Psicólogas/os Escolares e da Educação devem estar integrados, permanentemente, no modelo multinível de organização das medidas de suporte à inclusão”. A necessidade desta equipa multidisciplinar em contexto educativo é reforçada pela prevalência das perturbações mentais, dos problemas de comportamento e dos problemas sociais que afetam as crianças e os adolescentes, estimando-se hoje que um em cada 5 crianças/adolescentes manifestam perturbações neste domínio. A implementação da mesma iria, então, garantir aos alunos estes recursos fundamentais e necessários, de forma permanente nas escolas.
2.ª Medida
Fundamentação:
O estigma associado à saúde mental constitui uma barreira na procura de ajuda especializada e/ou em ajudar outras pessoas em sofrimento psicológico. Instruir as comunidades quanto à saúde mental, não só promove a literacia em saúde como luta contra a desinformação e o preconceito em relação ao tema.
3.ª Medida
Fundamentação:
Semelhante à já existente modalidade associada ao “Passe Navegante”, sobre o qual sabemos que: “Os descontos são de 25% sobre o valor do passe, mas os estudantes que beneficiem de ação social escolar têm uma redução de 60%. Para ter direito ao desconto é necessário entregar, na empresa de transportes, a declaração de matrícula emitida pelo estabelecimento de ensino (16/12/2022”, esta proposta tem o intuito de tornar mais acessível as consultas de psicologia a jovens que queiram e precisem de beneficiar das mesmas, sobretudo àqueles que, por dificuldades económicas, não o conseguem. Se a deslocação dos alunos é assegurada até ao estabelecimento de ensino também deve ser assegurado o acesso a cuidados de promoção da saúde mental uma vez que a estabilidade emocional é condição essencial para o sucesso educativo e bem-estar geral das crianças e dos jovens dentro e fora da comunidade escolar.
Medidas Propostas
- 1ºMedida: Constituição de uma equipa multidisciplinar em todos os Agrupamentos de escolas, constituída pelos psicólogos escolares (que já existem nas escolas), psicólogos clínicos, um assistente social, um professor e um coordenador do Projeto “Educar para a Saúde”.
- Formação da comunidade escolar na área da saúde mental de modo integrado e a nível interno, com os contributos da equipa multidisciplinar dos agrupamentos e em parceria com os gabinetes de saúde das autarquias. Capacitar os alunos mais velhos (ensino secundário) para a “formação” dos mais novos, desenvolver iniciativas dirigidas aos para que estes possam estar mais informados sobre as problemáticas da saúde mental dos jovens.
- Agregar ao estatuto de estudante valências na área da saúde mental. Mediante a apresentação do comprovativo de estudante este, por sua vez, conta com uma comparticipação por parte do Estado que visa a amortização, parcial, de, por exemplo, despesas alocadas à manutenção do equilíbrio mental do jovem.