PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Moita


Exposição de motivos
Devemos procurar uma alteração na forma como estes assuntos, da Saúde Mental são abordados com os jovens em contexto escolar, pois recorrer só ao serviço de psicologia da escola quando o diretor de turma solicita está desatualizado. Deverá ser de modo consistente e ao longo do percurso escolar do aluno, que este deve ter acesso, desta forma simples, um teste, que obriga a uma consulta com o psicólogo escolar, pois é na escola que passamos a maior parte do tempo e é no ambiente escolar que devemos sentir que temos o apoio necessário para nos ajudar, nos momentos menos bons. É nas suas escolas que deve existir a oportunidade de aconselhamento psicológico, onde impera a confidencialidade e o anonimato, um ambiente em que os alunos se sintam à vontade para superar os problemas de aprendizagem e os problemas disciplinares (o bullying e a violência dentro e fora da escola), os problemas emocionais (como a depressão e a ansiedade), o tabagismo, o abuso de álcool e de outras substâncias, assim como os comportamentos de risco para a saúde e as experiências sexuais precoces e também o escrutínio social dos jovens em idade escolar, tão presente quer na realidade, quer nas redes sociais.
Consideramos ainda que muito tem que ser alterado na escola que temos hoje, pois deveríamos ter uma escola menos teórica, onde uma parte do dia, nos possibilita-se um maior número de atividades extra-curriculares, nomeadamente a dança, o teatro, a música, a leitura partilhada, outras modalidades dentro do exercício físico, a existência de mais e melhor informação sobre a Saúde Mental e haver formas da mesma, ser promovida na e pela escola.
Sentimos que também é urgente termos mais Psicólogos na escola, pois só assim vai existir a possibilidade de maior e melhor acompanhamento dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um teste de rastreio de doenças mentais, por parte de um psicólogo, que seria aplicado a todos os alunos das escolas portuguesas, na última aula de cidadania de cada período letivo.
  2. Maior diversidade de atividades extracurriculares e realização de um maior número de workshops relacionados com a Saúde Mental, ao gosto dos alunos, nas escolas portuguesas.
  3. Programas em contexto escolar, rotativos e em pequenos grupos, realizados por professores e/ou clínicos, de forma a ajudar as crianças e jovens a lidar e a gerir situações de stresse, ansiedade e formas agressivas de lidar com determinadas situações.