PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal


Exposição de motivos
Medida 1- O Estado deve investir mais verbas no desenvolvimento da psicologia nas escolas públicas, promovendo o reforço da contratação de psicólogos, de modo a reconhecer a devida importância à saúde mental das gerações mais jovens, apoiando-os e melhorando o seu desempenho académico e social. Deve existir, pelo menos, um psicólogo por 500 alunos, tal como é recomendado pela Ordem dos Psicólogos, de modo que estes consigam exercer devidamente a sua função, promovendo o bem-estar dos alunos, da comunidade educativa e, consequentemente, da sociedade.
O excessivo número de alunos por psicólogo nas escolas impede que estes consigam apoiar todos os alunos que necessitam. Assim sendo, não são escassos os casos de alunos que, por falta de acompanhamento psicológico, acabaram por desenvolver graves perturbações mentais.
Medida 2- O Estado deve promover a atribuição de um cheque-psicólogo a todos os estudantes do ensino público, o qual deve funcionar de forma semelhante a um cheque dentista. Este cheque-psicólogo consistirá na beneficiação ao recurso a psicólogos especializados de forma gratuita ou comparticipada pelo estado, podendo ser usufruído em qualquer instante, tendo como objetivo ajudar os jovens a ultrapassar as perturbações da vida quotidiana ou doenças que possam possuir ou vir a desenvolver, em qualquer faixa etária. Aliviando assim, o stress das suas vidas académicas e sociais, às quais as novas gerações estão cada vez mais sujeitas. Este cheque deve abranger toda a comunidade escolar, e não só os mais carenciados, de modo a dar a todos os alunos a oportunidade de usufruir desta medida de modo igualitário.
Realização de uma consulta de diagnóstico, onde será definido, consoante o estado psicológico da pessoa, as consultas a que deve ter acesso.
Medida 3- O Estado deve promover a criação de um espaço destinado ao apoio psicológico/ emocional em todas as escolas. Este deverá ser gerido por um grupo de voluntariado, formado por alunos, sob a orientação de um profissional especializado.
Este espaço deve transmitir uma sensação de relaxamento e harmonia.
Devem ser realizadas atividades que promovam o equilíbrio mental dos estudantes, como a realização de reuniões entre alunos, nas quais estes possam falar livremente, assemelhando-se às reuniões dos “alcoólicos anónimos''. Esta sala deve servir como espaço para a realização de palestras, orientadas por pessoas que tenham sofrido ou sofram de alguma perturbação, as quais se destinem a toda a comunidade escolar
(alunos, encarregados de educação, professores), de modo a sensibilizá-la para a questão. Além disso, poderão ser promovida atividades, como a existência de um correio cuja função seja depositar cartas, anónimas ou não, onde qualquer aluno se expresse livremente. Durante as reuniões semanais esses desabafos serão discutidos e estudados em grupo como forma de encorajamento e com o objetivo de providenciar segurança e apoio a todos os jovens.


Medidas Propostas
  1. 1. Contratação de um psicólogo escolar por cada 500 alunos.
  2. 2. Atribuição de um cheque psicólogo.
  3. 3. Criação de uma sala de apoio emocional, que deve funcionar como um local onde possam ser realizadas atividades que proporcionem a sanidade mental dos alunos, como palestras, workshops, reuniões individuais ou de grupo, que permitam aos alunos sentirem-se à vontade para desabafar, podendo também exprimir-se por meio de cartas anónimas, que serão depositadas numa caixa do correio, presente na sala.