PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Padre António Macedo, Santiago do Cacém


Exposição de motivos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”.


Medidas Propostas
  1. Medida 1 - Cuidar do cérebro, adotando comportamentos saudáveis: cuidar da mente implica cuidar do cérebro. É importante a adoção de comportamentos saudáveis tais como: praticar exercício físico,ter padrões de sono regulares, socializar, controlar as emoções, entre outros. É em casa que começa a promoção do bem-estar e são os pais os primeiros a dar as condições necessárias para evitar a doença. A saúde mental não pode ser exclusivamente entregue aos profissionais de saúde, todos participamos.
  2. Medida 2- (Criação de um Plano Municipal para a Saúde Mental com uma equipa multidisciplinar responsável pela intervenção e sensibilização para o tema). Há que criar programas de sensibilização (prevenção primária) em contexto familiar, escolas e comunidades que serão da responsabilidade do SNS e autarquias com equipas multidisciplinares que fariam a intervenção de acordo com as especificidades de cada região (a região do Alentejo tem a taxa mais elevada de suicídio do nosso país, por exemplo).
  3. Medida 3- (Erradicar o estigma associado à doença mental.) É fundamental promover a literacia em saúde mental e contrariar o forte estigma associado à doença, construindo um diálogo sobre a saúde e doença mental, incentivando à participação da população em geral. O ambiente de vergonha e silêncio, associado a ideias preconcebidas e negativas, poderia ser ultrapassado com a partilha de exemplos de recuperação de pessoas com distúrbios mentais que funcionam autónoma e positivamente na sociedade.