PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Moita


Exposição de motivos
Após uma pandemia, algumas pessoas começaram a ficar com distúrbios mentais. Referido no site do parlamento dos Jovens“ Uma das áreas prioritárias elegíveis para a promoção da saúde mental e prevenção da doença é a intervenção no meio escolar.” Dado que houve uma pandemia onde a maioria dos adolescentes viveu confinado, foram agregados imensos distúrbios mentais, 16,5% desses distúrbios mentais são acerca da ansiedade, 7,9% são perturbações de humor, 3,5% são perturbações de controle dos impulsos. É importante saber se um jovem está bem e como poder ajudá-lo, por isso a realização de rastreios de saúde é de extrema importância. Muitos de nós, jovens, não sabem pedir ajuda, não tem como pedir ajuda e quando pedem muitos dos pais acho que é apenas do tempo que se é passado ao telemóvel, por isso, se um doutor/a analisar um jovem e perceber que existe algo de errado será mais fácil o jovem pedir ajuda e resolver o mais rápido possível. Na realização dos rastreios não serão apenas psicólogos ou psiquiatras mas também nutricionistas e dietéticos pois o facto de não gostarmos do nosso corpo, da maneira que somos está também ligado à nossa saúde mental!


Medidas Propostas
  1. Rastreios de Saúde, realizado de 3 em 3 meses por nutricionistas, psicólogos e psiquiatras e dietéticos. Todos os alunos têm direito a uma consulta pelo mesmo com o objetivo de se perceber se há algum distúrbio mental.
  2. Palestras de sensibilização ao seja especialistas irem às escolas pelo menos uma palestra por ano abordando o tema da saúde mental.
    Alertando os alunos para as consequências e sensibilizando acerca do tema.
  3. Atividades escolares, podcast e sessões de conversas com alunos.