PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Navarro, Almada


Exposição de motivos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental é definida como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere“.
Nesta definição, a “saúde mental” é entendida como um aspeto inerente ao bem-estar do indivíduo, englobando a qualidade de vida, a capacidade de amar, de trabalhar e de se relacionar com os outros.
Ao nível da nossa sociedade e do Sistema Nacional de Saúde (SNS), constata-se que persistem insuficiências e obstáculos que permitam alcançar o equilíbrio no indivíduo, particularmente no que respeita à dimensão da Saúde Mental.
É nossa intenção, enquanto jovens atentos e responsáveis, contribuir para uma cultura abrangente de Saúde Mental que incentive o Governo a reconhecer a Saúde Mental como prioridade da Política de Saúde.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização públicas sobre a relevância dos pais, da escola e da comunidade para o desenvolvimento saudável dos jovens.
  2. Reforçar a componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental, nos ciclos de escolaridade obrigatória, através da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Intensificar nas escolas o apoio à Saúde Mental, reforçando a contratação de psicólogos e o alargamento do horário dos Serviços de Psicologia, de forma a abranger um maior período de atendimento.