PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro


Exposição de motivos
A Saúde mental nos jovens é um tema complexo e fundamental, e é necessário que falemos sobre o mesmo para que possamos saber gerir com sabedoria as várias situações do dia-a-dia, nomeadamente com o stress diário e trabalhar de forma produtiva para que possamos colaborar com a sociedade em que estamos inseridos, mas infelizmente ainda temos um elevado número de jovens que apresentam um quadro de saúde mental pouco desenvolvido e esse elevado número deve-se a vários desafios, dentre os quais, falaremos sobre os seguintes.
A utilização das redes sociais de forma ilusória, ou seja, os padrões inalcançáveis demostrados nas mesmas e as cobranças e questionamentos que vários jovens se colocam ao assistirem isto nas suas redes sociais.
O uso excessivo e desorientado das redes sociais pode potenciar inúmeras consequências para a saúde mental, tais como ansiedade, isolamento social, baixa autoestima, insatisfação pessoal, dificuldade em lidar com a instabilidade emocional e dificuldade em estabelecer relações na vida” real”.
O contexto familiar, escolar e social influenciam a saúde mental dos jovens de tal forma que muitos sentem-se preocupados com a situação económica familiar, frustrados com as discussões familiares, muitas vezes pressionados socialmente pelos bons resultados escolares sentem medo de serem chamados de “burros”, sentem-se encurralados na escolha do curso que irão fazer no 10ºano porque se escolhem um curso profissional ou outro curso pouco valorizado “não terão futuro”, e estando no secundário muitos sentem-se pressionados com as medias para a entrada no ensino superior, estes fatores já referidos influenciam de forma negativa muitos jovens e se os mesmos não souberem lidar com tudo isso acabam desmotivados, frustrados, ansiosos, prejudicando também o seu percurso escolar e social e até a relação que tem com a sua família.
Cada vez mais a escola assume uma importância acrescida em termos, não só da aprendizagem e da formação académica, mas, igualmente, em termos da oferta de um leque acrescido de atividades complementares. Nesse âmbito, são exemplos a participação em atividades como as do Erasmus, ligadas à Associação de Estudantes, a prática de modalidades desportivas, musicais, de representação, de Xadrez, do Parlamento dos Jovens, projetos de voluntariado, combate à exclusão social, … promovendo as interações entre os jovens estudantes.


Medidas Propostas
  1. 1. Incentivar e promover a ida a Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental para um acompanhamento especializado a fim de melhorar as relações familiares que afetam tanto positivamente como negativamente, a saúde mental, principalmente de nós jovens..
  2. 2. Promoção de campanhas para apelo à diminuição das horas passadas a dispositivos eletrónicos (PC, telemóvel, PS.…) incentivando autarquias, escolas e instituições a desenvolver atividades "offline" para que os jovens passam desenvolver outras atividades socias.
  3. 3. Projeto E-365, escola aberta 365 dias ao ano para os alunos, ao invés de estarem retidos em casa, irem na escola interagir/participar/socializar.