PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente


Exposição de motivos
O Desafio-Problema que mais votos reuniu foi a "Pressão escolar e ansiedade!". Nesse seguimento, seguem, abaixo, os argumentos/motivos que consubstanciam as medidas, adiante elencadas.
- para a medida 1 - contribuir para o desenvolvimento de um maior à vontade na relação psicólogo- aluno, que potencie maior controlo emocional por parte dos alunos;
- para a medida 2 - a medida visa contribuir para que a informação sobre assuntos académicos ( calendário de exames, candidaturas, entre outros) e laborais ( empregabilidade, como fazer o IRS, registo nas finanças, segurança social, entre outras questões) esteja ao alcance de tod@s, de forma simples e condensada, não dispersando;
para a medida 3 - uma medida que se acredita poder concorrer para uma avaliação mais equitativa entre os alunos que conseguem trabalhar sobre pressão ( momentos de avaliação escritos, calendarizados e programados) e aqueles que não o conseguem, encontrando na participação oral e nos trabalhos/tarefas de sala de aula uma oportunidade de demonstrarem as suas competências.
Todas as medidas visam contribuir para a diminuição da ansiedade devido à pressão em contexto escolar que atinge a maioria dos jovens, quer do ensino Básico, quer do ensino Secundário.
Assim, na sua globalidade, acreditamos que uma maior empatia entre psicólogos e alunos, fruto do aumento de sessões, em contexto escolar, só possível com o aumento do número de profissionais, aliada à criação de um Website, aglomerador de informação de relevância para os jovens ( de ordem laboral e académico), a par da valorização da participação em sala de aula, enquanto domínio de avaliação com peso substantivo, na mesma, fariam, no seu todo, a grande diferença na conquista da tranquilidade dos jovens, ou seja nossa e, consequentemente, da nossa saúde mental - agregava, regulava e informava.


Medidas Propostas
  1. Disponibilizar mais sessões com Psicólogos.
  2. Criar um Website sobre assuntos académicos e laborais, fundamentais para os jovens.
  3. Criar um novo domínio, nos critérios de avaliação, que valorize mais a participação dos alunos em sala de aula.