PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento


Exposição de motivos
Procuramos apresentar medidas que consideramos essenciais para o alcance de resultados positivos no âmbito da saúde mental dos jovens. Estas medidas visam tentar desenvolver/aprender competências capazes de identificar e diagnosticar o problema atempadamente de forma a poder-se atuar mais rápida e adequadamente. Consideramos que esta proposta alcança não apenas os jovens mas também aqueles que com eles se relacionam em casa, na escola ou em outros ambientes. Consideramos ainda que vivendo um tempo de dificuldades económicas generalizadas a possibilidade de ajudas a esse nível poderiam ser auxiliares de recuperações mais céleres e atempadas.


Medidas Propostas
  1. Coordenar palestras periódicas visando educar não só os alunos, mas também os encarregados de educação, professores e funcionários, sobre inteligência emocional.
  2. Realizar testes psicotécnicos anuais individuais a todos os alunos, visando, a longo prazo consultas com os jovens que apresentem indicadores anómalos que o perturbem diretamente a nível da saúde mental.
  3. Ajuda subsidiária aos jovens que necessitam medicação prescrita por um psiquiatra para o tratamento e recuperação da saúde e bem estar mental.