PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Golegã
Exposição de motivos
A saúde mental dos adolescentes e crianças tem sido descurada ou negligenciada, sendo usada para esse fim a argumentação de que se trata apenas de uma fase da vida e que depois passa. Existem, no entanto, casos de adultos que conhecem adolescentes que estão mal e dizem: “Também passei por muito. E estou aqui!”. Desvalorizando completamente o sofrimento dos jovens que passam por esta situação, muitos deles no entanto, tiveram problemas e nunca foram à procura de ajuda.Pelas razões enunciadas anteriormente, decidimos entrar neste projeto porque estamos cansados de não ser ouvidos pelos adultos.
Medidas Propostas
- Criação de grupos de apoio designados por Porteiros Sociais (psicólogos, professores, auxiliares e alunos com formação). A frequência nestes grupos seria a porta de entrada à resolução de problemas, através do encaminhamento e sucessivo tratamento nos serviços de saúde mental. As sessões decorreriam semanalmente ou sempre que necessário, para que os jovens pudessem falar, desabafar, chorar, etc.
- Criação de Podcast semanais, onde se falaria de problemas concretos de saúde mental.
Os conteúdos desses Podcasts versariam sobre: as causas, modos de ajuda, formas de evitar determinadas situações e os respetivos testemunhos. - Organização da “Semana da Saúde Mental” com palestras nas escolas, atividades físicas, sessões de cinema e reflexões sobre o tema, de modo a desmitificar a “Saúde Mental”.