PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Golegã


Exposição de motivos
A saúde mental dos adolescentes e crianças tem sido descurada ou negligenciada, sendo usada para esse fim a argumentação de que se trata apenas de uma fase da vida e que depois passa. Existem, no entanto, casos de adultos que conhecem adolescentes que estão mal e dizem: “Também passei por muito. E estou aqui!”. Desvalorizando completamente o sofrimento dos jovens que passam por esta situação, muitos deles no entanto, tiveram problemas e nunca foram à procura de ajuda.
Pelas razões enunciadas anteriormente, decidimos entrar neste projeto porque estamos cansados de não ser ouvidos pelos adultos.


Medidas Propostas
  1. Criação de grupos de apoio designados por Porteiros Sociais (psicólogos, professores, auxiliares e alunos com formação). A frequência nestes grupos seria a porta de entrada à resolução de problemas, através do encaminhamento e sucessivo tratamento nos serviços de saúde mental. As sessões decorreriam semanalmente ou sempre que necessário, para que os jovens pudessem falar, desabafar, chorar, etc.
  2. Criação de Podcast semanais, onde se falaria de problemas concretos de saúde mental.
    Os conteúdos desses Podcasts versariam sobre: as causas, modos de ajuda, formas de evitar determinadas situações e os respetivos testemunhos.
  3. Organização da “Semana da Saúde Mental” com palestras nas escolas, atividades físicas, sessões de cinema e reflexões sobre o tema, de modo a desmitificar a “Saúde Mental”.